segunda-feira, 19 de junho de 2017

Família dos militares assassinados em Buriticupu-MA, diz que não confia na Polícia Civil do Maranhão e manda carta aberta ao Ministro da Justiça


               
                               Se for possível, iremos a Brasília falar com o
                                   Ministro da Justiça

Familiares dos militares Cabo Júlio César e Soldado Alberto Constantino assassinados no dia 17 de novembro em um povoado próximo a cidade de Buriticupu-MA, criticam  e suspeitam do trabalho da Polícia Civil do Maranhão.

Nas últimas informações enviadas ao titular deste blog, eles falaram que irão constituir um advogado para acompanhar o inquérito, que segundo eles está mau feito e cheios de falhas, sem provas contundentes e que esses sucessivos "Erros", contribuíram para que a justiça colocasse em liberdade o Tenente Josué, um dos suspeitos de envolvimento na morte dos militares.

Outra informação passada a nossa reportagem, é que eles enviaram uma outra carta aberta ao ministro da justiça, pedindo a exclusão definitiva da Polícia Civil do Maranhão do caso, por suspeição e incompetência. Para os familiares a polícia esta fazendo vistas grossas por ter gente grande envolvida, pelo suposto envolvimento de delegado, militares, incluindo um coronel, empresário e  político daquela região.

Não confiamos na Polícia Civil e nem na Justiça Militar, por conta disso estamos enviando uma carta aberta ao senhor ministro da justiça, pedindo a ele que se designe, a excluir a Polícia Civil do caso, colocando a Polícia Federal nas investigações e afaste a Justiça Militar delegando poderes a Justiça Comum, a quem cabe a competência de julgar esse caso.

Chega de falácia! Não adianta eles irem para televisão, dizer que este crime está quase elucidado, isso é pura mentira! pergunte a Polícia Civil quem matou os  policiais?, eles vão dizer não sabemos, Porque mataram os militares? Não sabemos, onde estão os corpos do Cabo Júlio César e Soldado Alberto Constantino? eles também vão responder não sabemos.

Agora perguntamos: Como a Polícia pode dizer que esse crime está elucidado? A polícia Civil do Maranhão nesse caso, está igual a frase do Filósofo Sócrates. Só sei que nada sei!

                               
Isso é uma vergonha para o Maranhão, que por conta da incompetência da sua polícia, vai acabar sendo denunciado na ONU e na OEA, pelo o assassinato de dois militares com instinto de crueldade e ocultação de cadáveres.

Enviamos a carta aberta ao senhor ministro da justiça e se possível for iremos a Brasília, ter uma audiência com ele e suplicar, que coloque a Polícia Federal no caso, que o processo possa correr na justiça comum e não na justiça militar. Concluiu a família dos militares assassinados!



Vejam aqui carta aberta ao Senhor Ministro da Justiça.




Ilmo Senhor Ministro da Justiça: 

DOUTOR: TORQUATO JARDIM


Viemos da melhor forma, trazer ao conhecimento de Vossa Excelência, denúncia relativa ao assassinato de policiais militares, com ocultação de cadáveres na cidade de Buriticupu-MA, no dia 17 de novembro de 2016, passados sete meses, a Polícia Civil do Maranhão, não conseguiu elucidar o caso, limitando-se apenas a informar a nós familiares, que temos que aguardar em casa, que o caso está sob segredo de justiça e que eles não trabalham sobre pressão.

Acontece Excelência, que temos percebido o descaso, inoperância e incompetência da Polícia Civil em relação a elucidação do assassinato dos militares, onde aparecem como suspeitos oficias, praças da PM, delegado e políticos da região. Sendo que no dia 01 de junho foram presos três militares suspeitos, mas até agora nada foi feito, por não terem provas suficientes para incrimina-los. Um major PMM que seria o homem que comandava os esquemas ilícitos juntamente com outros militares daquela região, ainda não teve o seu pedido de prisão decretado. O Tenente Josué, suspeito de participar do assassinato dos militares, foi solto pela justiça por insuficiência de provas, devido a um inquérito mau feito, cheio de falhas e sem provas contundentes.

O mais estranho de tudo Excelência, é o desaparecimento da única testemunha do caso, conhecido como Dal, que trabalhava como uma espécie de informante para os militares na cidade. Essa testemunha desapareceu logo após prestar depoimento na delegacia da cidade de Buriticupu-MA, sem que ninguém até hoje saiba do seu paradeiro.

No depoimento senhor ministro a testemunha declinou os nomes dos envolvidos no desaparecimento dos policiais, que segundo informações extra oficiais, os militares teriam sido mortos e seus corpos enterrados dentro de um carro no enorme buraco, informações essas que nos deixaram tristes e sem esperança para solução do caso.

O pior de tudo Excelência é que além de sofrer com o desaparecimento dos policiais, nós familiares estamos há seis meses sem receber seus vencimentos, pelo fato dos militares, estarem como desertores diante do regimento interno da Polícia Militar do Maranhão.

Diante da inoperância, incompetência da Polícia Civil do Maranhão e do descaso do Governo do Estado, que mesmo ouvindo o nosso clamor, não se sensibilizou e nem cobrou da polícia mais rigor nas investigações para elucidação deste misterioso crime que trata do assassinato dos militares com ocultação de cadáveres, viemos humildemente suplicar a Vossa Excelência:

01-Que se digne a determinar a nossa honrosa Polícia Federal, que assuma as investigações desse emblemático caso do assassinato  dos Militares.

02-Determine o afastamento da Justiça Militar, para que o processo passe a tramitar na Justiça  Comum.


Certos que Vossa Excelência irá se sensibilizar com o sofrimento das mães, filhos e esposas desses militares de já agradecemos.


OS FAMILIARES



Buriticupu  16  junho de 2017



                      

                                                 
                                                      Por: Stenio Johnny
                                            Radialista/Repórter Investigativo
                                                      RPJ/MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.