quarta-feira, 7 de junho de 2017

Em sessão solene, Assembleia presta homenagem aos 181 anos da PMMA e 15 anos do PROERD


                            

Os 181 anos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e os 15 anos do Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD) foram celebrados, nesta quarta-feira (7), em sessão solene na Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelo deputado Professor Marco Aurélio (PCdoB) e contou com a participação de parlamentares, autoridades e integrantes da corporação da PMMA.
A sessão foi presidida pelo deputado Cabo Campos (DEM), que também é policial militar. Ele destacou a importância do papel dos policiais militares, que são homens e mulheres que dedicam a vida para proteger a sociedade do avanço da criminalidade.
“Esses homens são heróis e, além disso, ainda se pré-dispõem a combater o tráfico, indo nas escolas e ensinando nossas crianças e adolescentes a dizer não às drogas. Portanto, nós queremos parabenizar não só a Polícia Militar do Maranhão, mas, também, esses bravos homens e mulheres que, com a sua sensibilidade, vão às escolas orientar nossos filhos”, completou.
                            
A PMMA foi instituída pela Lei Provincial nº 21, de 17 de junho de 1836. Cumpriu, ao longo de sua trajetória, diversas missões constitucionais se consolidado como um dos pilares do Estado Democrático de Direito, em defesa da paz, dos direitos humanos e da integridade física e dignidade dos cidadãos e cidadãs. No Maranhão, ela está presente nos 217 municípios maranhenses. Atualmente, tem como comandante-geral o coronel José Frederico Gomes Pereira, que frisou a evolução da corporação ao longo dos tempos.
“A melhoria técnica e a capacitação dos nossos policiais, os resultados que a Polícia Militar tem apresentado e, paralelamente, as ações que nós consideramos e chamamos de prevenção primária, que são exatamente aquelas ações sociais nas quais trabalhamos as crianças e adolescentes”, elencou.
                              
O deputado Professor Marco Aurélio, autor da proposição, ressaltou os investimentos feitos por parte do Governo do Estado no aparelhamento da corporação e, consequentemente, no aprimoramento do trabalho da PMMA.
“A Assembleia Legislativa do Maranhão rende essa homenagem a toda corporação da Polícia Militar, nesta parceria que o governo do Estado, na gestão do governador Flávio Dino, tem dado toda a condição para que a polícia possa fazer o seu trabalho. Quem ganha com isso é a população. Aos bons policiais, aos que desenvolvem o seu trabalho com honra e dedicação, a nossa homenagem e o nosso respeito”, assinalou.
As deputadas Valéria Macedo (PDT) e Francisca Primo (PCdoB), e os deputados Sousa Neto (PROS) e Raimundo Cutrim (PCdoB) também prestigiaram a homenagem.
15 anos do PROERD
Os 15 anos do Programa Educacional de Resistência as Drogas, desenvolvido pela PMMA, também foram celebrados na sessão solene desta quarta-feira. O PROERD é um programa de prevenção primária aplicado nas escolas da rede pública e privada, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e séries iniciais, através do PROERD KIDS. O programa conta com o apoio da escola e da família, visando, através de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o uso indevido de drogas e a prática de atos de violência entre crianças e adolescentes.
                         
No Maranhão, o programa foi instituído pela Polícia Militar no ano de 2002, inicialmente na cidade de Santa Inês, com a formação de 240 crianças. Desde a sua implantação, já esteve presente, pelo menos uma vez, em 133 municípios do estado, já tendo formado mais de 370.000 crianças na faixa etária de 05 a 12 anos.
“Esse é um trabalho desenvolvido pelos nossos policiais, que são qualificados para entrar em sala de aula. Após essa qualificação, ele está pronto para levar o recado do PROERD, que é manter sempre as nossas crianças longe das drogas. Por isso, agradecemos essa homenagem ao nosso trabalho”, disse a coronel Augusta Andrade, coordenadora do PROERD no Maranhão.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, também agradeceu a homenagem a uma das instituições que compõem o sistema de segurança pública do Maranhão. “Nossa polícia militar é exemplo no Brasil não só pela firmeza no combate ao crime, quanto na ação social, por meio do PROERD”, complementou.

                Resultado de imagem para LOGOMARCA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.