terça-feira, 1 de julho de 2014

UPR de Rosário concorre a Prêmio Innovare de Boas Práticas de ressocialização

               Foto/Stenio Johnny
    Diretores da UPR e consultores do Instituto Innovare
 

 A Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Rosário está concorrendo ao Prêmio Innovare de Boas Práticas de Reintegração Social de Presos. O anuncio foi feito na última sexta-feira, 27, pelos representantes do Instituto Innovare durante visita de inspeção ao estabelecimento. Única do Maranhão a disputar o prêmio, a UPR concorre com outras unidades prisionais do Brasil.

Os trabalhos realizados pelo estabelecimento correspondem às políticas de assistência e de reintegração social de presos promovidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), dentro do plano criado no início deste ano.
 
 
                            Foto/Stenio Johnny
               UPR - Rosário Maranhão

 Escolhida devido às inúmeras ações e projetos de ressocialização ofertadas aos internos, a UPR de Rosário se destaca pela excelência nos cursos de alfabetização e profissionalização ali realizados. Além disso, o referido estabelecimento carcerário passou recentemente por uma ampla reestruturação, proporcionando um ambiente digno de cumprimento de pena aos encarcerados.
 
                              Foto/Stenio Johnny

          Detentos e professoras em sala de aula

 Para efetivar a inscrição da unidade como sendo uma das concorrentes ao prêmio nacional, o diretor da unidade teve que responder a um relatório com questionamentos a fim de saber se estava enquadrada aos pré-requisitos básicos exigidos. Entre estes, estão ações de práticas inovadoras que possam ser disseminadas a outros estados da Federação e  trabalhos que sejam de fácil implementação em presídios.

O diretor da unidade, Carlos Renato Ribeiro Barros, falou que os trabalhos desenvolvidos ali são reflexos do compromisso da Sejap e da equipe multidisciplinar do estabelecimento. Segundo ele, o empenho e a vontade de garantir que a unidade seja um ambiente humanizado são os combustíveis para fazer a diferença.
 
                  Foto/Stenio Johnny
   Renato Barros diretor da UPR - Rosário


“Todos são muito empenhados em suas funções e o foco é a reinserção dos internos à sociedade. Os trabalhos visam à humanização da unidade, e sabemos que para isso muito ainda há muito a ser feito, mas nós demos o primeiro passo”, argumentou Barros.

Categoria

O trabalho, cujo tema é “Ressocialização e Encarceramento”, está concorrendo na categoria de Premiação Especial. Conforme um dos representantes do Instituto Innovare no Maranhão, Marco Coelho Lara, essa premiação foi concebida com o intuito de exaltar práticas no Brasil que contribuam para a eficácia da ressocialização. “A proposta principal é a melhoria do Sistema Penitenciário estadual. Vimos in loco os trabalhos desenvolvidos nesta unidade, e constatamos que a UPR de Rosário é uma forte candidata a ganhar a premiação”, disse Coelho.
 
   Marco Lara/Alan Jorge - Jornalista


 Integrando a comitiva de representantes do Instituto, o advogado e consultor do Innovare no estado, Marcos Vinicius Cardoso, falou da importância para o Maranhão de o estabelecimento concorrer ao prêmio. Para ele, o sistema carcerário do Maranhão tem feito um primoroso trabalho do campo da reinserção social e a unidade de Rosário é exemplo.

“A inspeção que nós fizemos comprovou que a unidade (de Rosário) é padrão. O estabelecimento superou nossas expectativas, não somente pelas ações, mas também pela infraestrutura do local”, pontuou ele.
 
        Marcos Vinícius/Instituto Innovare

Edificação da UPR

Localizada na Rua Padre Possidônio, A Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Rosário passou a funcionar como estabelecimento carcerário em novembro de 2013, num prédio onde antes funcionava a Delegacia Regional. Totalmente reestruturada e readaptada, a unidade passou por uma ampla reforma. Hoje, além das carceragens, o estabelecimento possui Setor Jurídico, área de atendimento Médico e Odontológico, sala de serviço psicossocial , uma extensa área de banho de sol e plantações de hortaliças.

Criada como forma de não internalizar o ambiente carcerário nos filhos dos internos que visitam seus pais, a UPR ainda possui uma brinquedoteca onde internos recebem os meninos. Completamente ambientalizada, a brinquedoteca possui um espaço inteiramente recreativo. Com um pouco mais de 100 presos, o estabelecimento possui 7 celas bem climatizadas.

 Boa aceitação

Devido os trabalhos realizados na UPR de Rosário e a segurança eficaz do local, a comunidade aceita bem conviver com um estabelecimento prisional nas proximidades. Proprietário de um comércio próximo do estabelecimento, José Ribamar Santos, 45 anos, disse nunca ter passado por nenhum problema. “Eu confesso que não gostei muito da ideia no começo, mas com o passar do tempo percebi que o trabalho feito no presídio é muito sério. Então não tenho problema nenhum em trabalhar do lado de um presídio”, declarou o comerciante.
                            Funcionários e Consultores do Instituto Innovare

 A aposentada Bernarda Costa, de 77 anos, disse que depois que a unidade foi construída a segurança no local melhorou. Costa, que reside em frente ao estabelecimento, percebeu que a segurança feita no local acaba servindo para ela. “Os seguranças ajudam até manter a rua mais segura. Eu mora em frente e então isso me faz sentir um pouco mais de segurança”, afirmou.

Prêmio Innovare

O objetivo do Prêmio Innovare é identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira. As práticas identificadas demonstram o rico e diversificado trabalho que vem sendo realizado e o acervo é disponibilizado no Banco de Práticas do prêmio, podendo ser consultado gratuitamente por todos os interessados.
 
 
Fonte/ Alan Jorge/ Ascom Sejap
Coordenação Maud Zaidan
O blog Sjnotcias esteve na UPR da cidade de Rosário  - MA e conversou com o diretor da unidade, e consultores do Instituto Innovare.
Veja aqui as entrevistas
 
 
 
                                      Renato Barros/Diretor da UPR
 
                                           Marco Lara/Instituto Innovare
 
 
 
                                                             UPR/Rosário - MA
 
 
Imagens fotos e reportagens Stenio Johnny
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.