terça-feira, 15 de julho de 2014

Secretário Marcos Affonso discute programa de segurança com representantes do Governo Federal





O secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso Junior, acompanhado do secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antonio Roberto dos Santos Silva, discutiram, em mês, em Brasília, com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena de Luca Miki, assuntos inerentes a segurança pública. Presentes, também, diversos técnicos e gestores federais. A meta é trazer para o Maranhão programas sociais que vão ajudar no enfrentamento à violência.
 
“A finalidade foi tratar de assuntos relacionados à segurança pública, como os relacionados ao Programa Brasil Mais Seguro, que foi uma iniciativa do Ministério da justiça. Quanto mais programas de enfrentamento a violência melhor para o Maranhão”, afirmou o adjunto Antonio Roberto Silva.
 
Força Nacional
Marcos Affonso e Antonio Roberto, também, estiveram reunidos com o tenente-coronel BMRS, Alexandre Augusto Aragon, diretor do Departamento da Força Nacional; e com o Major BMRS, Luigi Gustavo Soares Pereira, coordenador geral de Operações do Departamento. Na ocasião, foi pontuado a cooperação da Força Nacional com o Sistema de Segurança e estreitar mais ainda a relação.
 
Renaesp
Na pauta de reuniões, também, foi destacado o encontro com os membros da Rede Nacional de Altos Estudos em segurança Pública (Renaesp). Presentes o diretor da Rede, coronel Sandoval Bittencourt; o tenente Moabe Lucena, colaborador do Renaesp, entre outros.
 
O encontro visou ainda consolidar a parceria entre o Sistema de Segurança e a Rede Nacional de Estudos uma vez que o fortalecimento desses órgãos estão ajudando na capacitação e no aprendizado de instituições policiais. O adjunto da SSP, Antonio Roberto, informou que a Renaesp propicia o acesso gratuito dos profissionais de segurança pública aos processos de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, especialmente em cursos de pós-graduação.
 
Brasil Mais Seguro
O Brasil Mais Seguro prevê três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas; o fortalecimento do policiamento ostensivo, a proximidade da comunidade; e o controle de armas.
 
O programa integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, que promove ações voltadas para o fortalecimento das fronteiras, o enfrentamento às drogas, o combate às organizações criminosas, a melhoria do sistema prisional, a segurança pública para grandes eventos, a criação do Sistema Nacional de Informação em Segurança Pública e a redução da criminalidade violenta.
 
O Programa de Redução da Criminalidade Violenta, lançado com o nome Brasil Mais Seguro, tem como objetivo induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal, focado na qualificação dos procedimentos investigativos e na maior cooperação e articulação entre as Instituições de Segurança Pública e o Sistema de Justiça Criminal (Poder Judiciário e Ministério Público). 
 
 
Fonte/Ascom SSP -MA
 Coordenação/Josilma Bogéa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.