quinta-feira, 3 de julho de 2014

SPCC dinamiza os trabalhos operacionais e diversifica o serviço dos Plantões




                                                            Foto/ J. Roberto
 
 
A Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), além de um setor administrativo que cuida de documentação policial, reenvio de relatório e outros serviços essenciais, também atua no planejamento estratégico de ações policiais e na reunião operacional para coibir e diminuir o índice de criminalidade na região metropolitana. Além da capital maranhense, o órgão também realiza operações nos municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.
 
Ao todo, a Superintendência da Capital conta com 20 Delegacias Distritais distribuídas em Diversos Bairros, 23 Delegacias Especializadas de combate a crimes específicos e de maior repercussão, além de possuir um trabalho conjunto com todas as supervisões de Áreas Integradas de Segurança Pública, a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), as Delegacias de Homicídios, de Roubos e Furtos, e de Roubos e Furtos Veículos, que atua também em um trabalho mais específico.  
 
O delegado Leonardo Nascimento Diniz, que assumiu o cargo no dia 12 de maio deste ano, como superintendente de Polícia da Capital, disse que o objetivo da Superintendência cada vez mais é inovar em relação ao trabalho de investigação e mapeamento de áreas com maior incidência criminal. Leonardo Diniz destacou ainda o trabalho já vem sendo realizado pela equipe da SPCC e ressaltou sobre formas de serviço que vem sendo implantadas pela Polícia.
 
“Diminuir o índice de criminalidade na região metropolitana não é uma tarefa fácil, os bandidos cada vez mais inovam no modus operandi dificultando as investigações da Policia Civil. Pensando nisso mudamos e colocamos outras linhas de investigações trabalhando com mapeamento  das áreas de maiores riscos. A superintendência além de apoiar as outras Delegacias atua em investigações”. Pontuou o delegado.
                                                                           
Operações
         Atualmente a Superintendência de Polícia da Capital deflagra as operações Polícia Civil nas Ruas que é realizada em dias específicos da semana. Durante o último fim de semana, a ação foi concretizada nos Bairros da cidade Olímpica e Cidade Operária. A operação tem objetivo de combater criminalidade com abordagens em coletivos, bares, veículos e no decorrer dos festejos juninos.
 
Existe também a operação de combate a pirataria em conjunto com a Delegacia do Consumidor, a Poluição Sonora e Perturbação Pública com a Especializada da Defraudações, além da ações da Supervisão de Área Integrada da SSP.
 
Segundo Leonardo Diniz, a superintendência também está trabalhando em conjunto com todas as distritais com finalidade de cumprir mandados de busca e apreensão e montando estratégias para reduzir a violência e dinamizar os trabalhos de investigação. 
             
Plantões    
         Para registro de ocorrências nos períodos de 18h da noite as 7h da manhã a Polícia Civil conta com os trabalhos dos Plantões da Cidade Operária (32182530), Cohatrac (32182410), Vila Embratel (32182731) e Beira Mar/Reffsa (32148654). Nos finais de semana eles funcionam em tempo integral. Qualquer ocorrência pode ser registrada nesses horários.
 
         Para o delegado Leonardo Diniz, uma das inovações da Polícia Judiciária é a implantação do Plantão Central do Maiobão que funcionará no próximo mês. O intuito é organizar e otimizar os trabalhos da Polícia Civil. Essa implantação faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
 
         Existe também a Delegacia Plantão do Torcedor que funciona no interior do Estádio Castelão localizado na Av. dos Franceses Bairro Vila Palmeira. O plantão funciona no dia de eventos esportivos. Existe uma equipe de policiais civis coordenada por um delegado.
         Ainda para registro de ocorrências, a SSP disponibiliza ainda o site da Delegacia Virtual:www.delegaciaonline.ma.gov.br. Você entra no site preenche seus dados, relata o fato e imprime o Boletim de Ocorrência.
 
 
 
Fonte/SSP -MA
Coordenação/Josilma Bogéa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.