quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sejap promove capacitação para novos agentes penitenciários

 
 
Curso promovido pela Sejap para os novos agentes penitenciários  Foto:Clayton Monteles
Curso promovido pela Sejap para os novos agentes penitenciários
Foto:Clayton Monteles
 
 

 A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) deu início nesta terça-feira (1º), ao 1° Curso de Formação Continuada, voltado para qualificar os 103 novos agentes penitenciários recém - empossados em concurso público promovido pelo Governo do Estado.

A solenidade de abertura foi realizada na Escola de Gestão Penitenciária (Egepen), onde estiveram presentes a diretora da Egepen, Idel Freitas; o supervisor de Gestão Pedagógica da Escola, Cleuto Machado; o coordenador do Nasb, Ângelo Macedo, entre outros.

Segundo o secretário Sebastião Uchoa, a iniciativa visa garantir a formação continuada destes novos profissionais, para que eles possam aprimorar ainda mais os conhecimentos, técnicas e a metodologia de trabalho empregadas no dia a dia nas unidades prisionais

A capacitação está sob a coordenação do Núcleo de Assistência Biopsicossocial (Nasb) e prossegue até sexta-feira, dia 4. O Curso faz parte das ações institucionais da Sejap com intuito de garantir a humanização do Sistema Prisional.

Para a diretora da Escola, Idel Freitas, a inciativa demonstra a preocupação e o compromisso da gestão com a melhoria do sistema.  “Quando se pensa na qualificação de profissionais, se pensa em uma melhor prestação de serviço. Acredito que esse curso é um reflexo das ações da Sejap com o propósito de humanizar o sistema, uma vez que estamos preparando profissionais para eles possam lhe dar com seres humanos”, disse ela.

O supervisor de Gestão Pedagógica, Cleuto Machado, falou sobre a importância do curso não somente para o sistema, mas para a sociedade civil e organizada. A proposta é, conforme ele, qualificar os servidores para que eles possam ser agentes de transformação nas unidades prisionais.

“Estamos investindo em cursos para que os agentes sejam qualificados profissionalmente a fim de que eles promovam, junto à Sejap, ações eficazes de ressocialização, sendo assim agentes de transformação nas unidades por onde passarem. Quando esse detento sair, quem ganha é a sociedade”, afirmou Machado.

Já para o coordenador do Nasb, Ângelo Macedo, esse Curso de Formação Continuada vem trazer beneficio aos agentes no sentido de atualizar as práticas voltadas ao Sistema Carcerário. De acordo com ele, a iniciativa proporciona momentos de dinâmicas e de integração entre o grupo.

“Nós, enquanto Nasb, traçaremos estratégias de harmonia, integração, ginastica laboral. Trabalharemos temas específicos como trabalho em equipe, liderança participativa e cooperativa e também comportamento prisional”, pontuou Macedo.

Uma das beneficiadas com o curso, a agente penitenciária Aline Martins, disse que iniciativas como essas são de fundamental importância para preparar os agentes à realidade do sistema. De acordo com ela, as palestras ajudam muito a compreender as necessidades do sistema.

“Pelos temas propostos percebo que podemos conhecer um pouco das necessidades do sistema e como vamos contribuir para a melhora dele. A verdade é que iniciativas como essas faz com que nós nos preparemos para atuarmos no sistema da melhor forma possível”, concluiu.

Programação

Com uma programação vasta, os agentes penitenciários serão contemplados com palestras sobre os mais diversos assuntos, como Mediação de Conflitos, Noções Sobre Trabalhos em Equipes e Lideranças, entre outros.
 
 
Fonte/ Alan Jorge/Ascom Sejap
Foto/Clayton Monteles
Coordenação/Maud Zaidan
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.