terça-feira, 15 de julho de 2014

Secretário Sebastião Uchôa entrega certificados a participantes de seminário

 
 
Secretário Sebastião Uchôa durante a solenidade de encerramento do curso  Foto: Clayton Monteles
Secretário Sebastião Uchôa durante a solenidade de encerramento do curso
Foto: Clayton Monteles
 

 O Secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, entregou, na sexta-feira (11), certificados aos servidores que participaram do seminário sobre aplicação da Lei de Execução penal (LEP). O ato ocorreu durante a cerimônia de encerramento do curso, realizado na Escola de Gestão Penitenciária (Egepen), em São Luís. Presentes, também, a diretora da Escola, Idel Freitas, e outras autoridades.

O curso, destinado a capacitar, qualificar e aperfeiçoar os servidores que atuarão no Presídio São Luís III e na Unidade Prisional de Coroatá, contou com a participação de 82 agentes penitenciários, sendo 10 mulheres e 72 homens. Além deles, mais 18 profissionais das áreas administrativas, totalizando 100 participantes.

Na ocasião, Uchôa falou da importância desta inciativa para o sistema penitenciário. Segundo ele, ações concretas em prol do sistema têm sido pautadas na humanização do ambiente carcerário. “Quando se pensa em oferecer capacitação continua aos servidores, se quer, na verdade, um retorno positivo destas ações. Esses cursos preparam os servidores para que eles possam ser agentes de transformação, contribuindo para um sistema humanizado”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, a inclusão destes novos agentes penitenciários no sistema vem resultar em um reaparelhamento das ações de segurança prisional. Sobre este assunto, Uchôa destacou que o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) está passando por mudanças de procedimentos técnicos e operacionais, com intuito de aprimorar as atividades de organização administrativa e técnicas de abordagem, algo que a complexidade de se atuar no ambiente carcerário exige. “O Geop está passando por essas transformações dentro de um procedimento de capacitação contínua, para que eles venham atuar de forma ainda mais pró – ativa, preventiva e corretiva nas atividades de rotina no ambiente prisional”, pontuou.

Para a diretora da Egepen, Idel Freitas, o seminário representou uma oportunidade de aprendizado técnico e teórico dos servidores, especialmente os novos agentes penitenciários, tendo em vista que eles puderam ter a oportunidade de aprofundar várias questões do cotidiano nas unidades. “Estamos preparando futuros gestores com uma visão mais humanizada, ofertando a eles conhecimento técnico, prático e teórico sobre questões referentes ao sistema. A inciativa tem como foco capacitá-los para que eles venham ser instrumentos de transformação”, reiterou a diretora.

Na prática

A partir de segunda-feira (14) tem início a segunda etapa do treinamento com atividades práticas. Além deles, participam também os servidores administrativos da Sejap. As aulas ministradas por agentes penitenciários federais, que repassarão todo o conteúdo prático e os procedimentos que devem ser implementados no cotidiano nos estabelecimentos carcerário.

“Vamos mostrar como atuamos durante a inclusão de interno na unidade. Estes profissionais receberão noções para atuar desde o acompanhamento que nós fazemos quando temos que levá-lo a atendimentos médicos, jurídicos até as revistas na unidade”, adiantou o agente penitenciário federal João Batista Junior.

As aulas, que acontecerão na Academia de Polícia Civil, localizada no São Raimundo, têm como objetivo massificar uma doutrina de rotina interna prisional. No decorrer da capacitação, eles terão a oportunidade de vivenciarem a rotina de uma unidade carcerária.
 
Fonte/Ascom Sejap
Coordenação/Maud Zaidan
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.