terça-feira, 15 de julho de 2014

Ações da SPCI são intensificadas no interior do Maranhão




 
                                 Dr. Jair Supeintendente de polícia do interior

 
A Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) vem intensificando as operações de combate ao tráfico de entorpecentes no interior do Maranhão. As ações estão desarticulando bandos com atuação em diversos municípios do estado.
 
Conforme explica o delegado Jair Lima de Paiva Junior, titular da SPCI, as ações de combate às drogas são realizadas em razão dessa modalidade de crime ser a matriz para outros delitos.  “A partir do tráfico de drogas, crimes como homicídios, roubos, furtos, receptação, porte de armas, entre outros, são realizados, então, estamos combatendo o tráfico para garantir mais tranquilidade à população do interior do Maranhão”, disse.
 
De acordo com o delegado, as ações da Superintendência de Polícia Civil do Interior são elaboradas através de um núcleo próprio de inteligência, e também com informações repassadas por meio do disque-denúncia. “Nós temos um grupo de investigadores que trabalha no planejamento das operações, com as informações que esse grupo tem, e com outras que são repassadas pelo disque-denúncia, montamos o planejamento das operações, que têm tido êxito no combate ao crime”, frisou o superintendente de Polícia Civil do Interior.
 
A partir de então, uma representação é feita na Justiça, onde são expedidos os mandados de busca e apreensão. “Nós temos conseguido o apoio de juízes e promotores, que expedem os mandados para que a polícia possa realizar o seu trabalho dentro da legalidade”, explicou Jair Lima.
Nos últimos dias diversos materiais e pessoas foram apreendidos por meio de operações policiais da SPCI.
 
Operação em Trizidela do Vale
A Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) cumpriu, na manhã de quinta-feira (3), seis mandados de prisões e apreensão de drogas no município de Trizidela do Vale. A operação contou com policiais da SPCI, das Regionais de Pedreiras, Presidente Dutra, Caxias, Timon, Trizidela do Vale, Lima Campos, com o apoio de policiais militares de Pedreiras.
Durante a operação, foram conduzidas três pessoas em flagrante delito. O primeiro deles foi Romário de Sousa Filho, 19 anos. Com ele foi apreendido 17 papelotes de cocaína. O acusado será autuado por tráfico de drogas. Foram conduzidos também o casal Ricardo da Cunha Bento, 28 anos, e Maria Joiçane de Aguiar, 26 anos. Eles foram detidos por terem sido encontrados em sua residência vários objetos eletrônicos que não foram confirmadas a procedência. Entre o material apreendido estava um notebook, uma televisão e celulares.
 
Foram apreendidas também 61 pedras de crack no interior de uma residência, uma pessoa que estava no local, ao sentir a presença dos policiais, conseguiu fugir. Os outros mandados foram cumpridos, mas sem apreensão de materiais ou pessoas.
 
Operação em Santa Inês
Uma operação conjunta deflagrada pela Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) resultou, no último dia 26, no cumprimento a três mandados de busca e apreensão contra as propriedades de Carlos Cantanhede da Silva, suspeito de traficar drogas, e na prisão de Valdemir Carneiro Reis, 33 anos, no município de Santa Inês.
 
 
                                          Armas/drogas/munições/cartões de créditos
 
 
A ação ocorreu em três endereços, na residência e hotel de Carlos, no bairro Canaã, onde foram apreendidos 1,5 quilo de crack, uma pistola 380 municiada, calibre 12, balanças digitais e duas motocicletas, sendo uma Pop preta e outra Broz preta.  E também no sítio do acusado, onde a polícia apreendeu a quantia de R$3.180. O local funcionava como um laboratório de processamento de crack.
 
Ainda nos imóveis de Carlos, os policiais confiscaram dezenas de cartões de banco com senhas de aposentados, que seria fruto de agiotagem. O gerente do hotel, Valdemir Carneiro Reis, foi detido e encaminhado para a Delegacia Regional de Santa Inês, onde foi autuado por tráfico de drogas.
 
 Operação em Vargem Grande
Com o apoio das delegacias regionais de Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Timon, Caxias, delegacia de Cururupu e do Grupo Tático Aéreo (GTA), a SPCI deflagrou uma operação, no último dia 27, em Vargem Grande. Foram feitas buscas em dois locais desse município.
 
No Comercial Oliveira, localizado na BR 222, nº 30, foram apreendidas três armas de fogo, dois revólveres calibre 38 com numeração raspada e uma espingarda artesanal, de uso pessoal; cigarros clandestinos; vários cartões do programa Bolsa Família e de benefícios previdenciários. O proprietário do comércio, José Duarte de Oliveira, de 55 anos, conhecido como “Zé Ferreira”, foi preso no local.
 
Já no Comercial Davi, localizado na Rua José Magalhães, nº 665, foram apreendidas cerca de 20 espingardas artesanais; além de vários cartuchos de calibres 36, 20 e 16; diversas munições de espingarda calibres 36 e 20; e uma caixa de pólvora. O proprietário do comércio, Antônio Davi Santana Trabuci, de 55 anos, foi preso no estabelecimento comercial. Os dois suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim.
 
 
Fonte/Ascom SSP - MA
 Coordenação/Josilma Bogéa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.