quarta-feira, 5 de março de 2014

'Turma do Quinto' conquista o título do carnaval de São Luís

 
  Turma do Quinto, escola de samba de São Luís (Foto: Biné Morais/O Estado)
Turma do Quinto, escola de samba de São Luís
(Foto: Biné Morais/O Estado)

em São Luís. O título foi garantido na tarde desta quarta-feira (5), com a apuração das notas realizadas no Estádio Nhozinho Santos. Para chegar ao título, a escola utilizou o enredo ‘No terreiro Maranhão, o mestre é Bita do Barão’, que contou a história do pai de santo Bita do Barão, o mais famoso do estado.
 
Com a conquista, o Quinto chega ao seu 14º título, perdendo apenas para a Favela do Samba. Com a conquista, a escola também leva uma premiação de R$ 40 mil.
 
Pai de Santo 'Bita do Barão' foi o enredo da escola campeã Turma do Quinto (Foto: Biné Morais/O Estado)
'Bita do Barão' foi o enredo da escola campeã
Turma do Quinto (Foto: Biné Morais/O Estado)
 
A apuração das notas foi realizada no estádio municipal Nhozinho Santos. Para tanto, um palco foi montado no gramado, enquanto que os torcedores e representantes das escolas ficaram nas arquibancadas. Os primeiros torcedores começaram a chegar ao Nhozinho Santos a partir das 14h, principalmente os integrantes da Turma do Quinto.
 
As nove escolas foram avaliadas pelos quesitos: enredo, mestre sala e porta-bandeira, alegorias, bateria, fantasias, evolução, letra, melodia e comissão de frente. No entanto, antes das notas começarem a ser lidas, a comissão organizadora informou que a Turma da Mangueira foi penalizada com a perda de cinco pontos por ter apresentado apenas 20 baianas. Já a Terrestre do Samba perdeu dez pontos.
 
Desde o início da apuração a escola começou a despontar como favorita. Nos primeiros dois quesitos, apenas a Turma do Quinto e a Flor do Samba conseguiram ganhar a nota máxima, enquanto que a heptacampeã Favela do Samba estava em terceiro.
 
Desde então a escola não foi mais alcançada por suas rivais, chegando a abrir uma diferença de quatro pontos faltando apenas um quesito para ser lido. A única anormalidade durante a leitura das notas aconteceu no quesito melodia, pois somente dois dos três jurados estiveram presentes aos dias de desfiles.
 
Após a apuração, representantes da Turma do Quinto saíram em cortejo para comemorar a conquista (Foto: João Ricardo Barbosa/G1)
Após a apuração, representantes da Turma do Quinto saíram em cortejo
para comemorar a conquista (Foto: João Ricardo Barbosa/G1)
 
"Quero agradecer todo o empenho e garra de nossa comunidade que tornou esse título possível. O carnaval só vai terminar quando acabar a festa da Madre Deus", disse o presidente Marco Tulio.
A festa dos torcedores e representantes da grande campeã começou logo após a divulgação da nota que garantiu o título. Eles saíram em cortejo para a quadra da Turma do Quinto, que fica na Madre Deus, bem próximo ao Nhozinho Santos.Além da campeã, em segundo lugar ficou a Flor do Samba e em terceiro a Favela do Samba.
 
Veja a classificação final
Turma do Quinto, com 255 pontos
Flor do Samba, 252 pontos
Favela do Samba, 250
Túnel do Sacavém, 240,5
Marambaia, 235
Unidos de Ribamar, 232,5
Império Serrano, 232
Turma de Mangueira, 227 (-5) = 222
Terrestre do Samba 206,5 (-10) = 196,5


Fonte/Lenno Edroaldo Do G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.