terça-feira, 11 de março de 2014

Presidente do TRT-MA destaca o trabalho dos profission​ais de Comunicaçã​o na divulgação das ações do Judiciário






Na abertura do lançamento do IV Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho no Maranhão, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, falou sobre a importância dos profissionais de mídia para divulgação das atividades da Justiça do Trabalho, em favor da promoção da cidadania, dos direitos sociais e da inclusão social.
 
 A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (11), no auditório “Professora Maria da Graça Jorge”, da Escola Judicial do Tribunal (EJud), localizado no 1º andar do edifício-sede do TRT.
 
Na oportunidade, o presidente destacou as principais  metas  da nova gestão para o biênio 2014-2015. “Eu quero valorizar a primeira instância que é, inclusive, uma das propostas do Conselho Nacional de Justiça”, observou.
 
 Discorreu sobre a importância da valorização dos servidores do quadro e da necessidade de motivá-los para melhor desempenho de suas atividades. Enfatizou que a administração também vai construir as sedes próprias do Foro Manuel Alfredo Martins e Rocha (sede da 1ª e da 2ª Varas do Trabalho de Imperatriz), das VTs de Barra do Corda e Bacabal.
 
Dentre suas metas, apontou as visitas já feitas em unidades administrativas na capital e no interior, a exemplo da visita técnica na VT de Bacabal, e outras que pretender fazer ao longo do biênio, para avaliar as necessidades de cada uma para solução de problemas existentes nas respectivas unidades.
 
 Falou da carência de servidores e do andamento do concurso público para provimento de cargos do quadro permanente de pessoal do TRT-MA  e formação de cadastro de reserva.
 
Na ocasião, discorreu sobre as comemorações dos 25 anos do Tribunal e as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano em homenagem ao aniversário.
 
 Também, enfatizou a importância da instalação do Regional  para a prestação  da Justiça do Trabalho na jurisdição do Maranhão. Disse que, antes da instalação do TRT16, a Justiça do Trabalho no Maranhão estava vinculada ao Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (CE), o que contribuía para a morosidade de seus serviços, já que os recursos das decisões de primeiro grau eram analisados no Ceará.
 
 Com a criação do Regional XVI, a Justiça do Trabalho no Maranhão  passou a desenvolver uma prestação jurisdicional mais célere, voltada para os anseios da sociedade a que serve, facilitando a vida do jurisdicionado e prestando um relevante serviço social. “Hoje – enfatizou -  são 23 varas trabalhistas, sendo sete na capital, duas em Imperatriz e as demais distribuídas no resto do interior do Maranhão”.
 
Ao final, agradeceu a presença dos profissionais da imprensa que compareceram ao evento e que prestigiaram o lançamento do IV Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho, corroborando a importância da classe jornalística para formação de opinião e para disseminação das atividades jurisdicionais.
 
  Observou que o Poder Judiciário Trabalhista vem cumprindo seu papel junto à sociedade e que de todo o Judiciário ainda é o mais  célere. Colocou-se à disposição dos profissionais de Comunicação para quaisquer esclarecimentos e reiterou o seu propósito de manter um bom relacionamento com a mídia.
 
Em seguida, a chefe da Seção de Comunicação Social do TRT-MA, Rosemary Rocha Araujo, falou sobre a 4ª Edição do Concurso de Reportagem. Disse que o certame mantém o tema “Justiça do Trabalho, Cidadania, Direitos Sociais e Inclusão Social”  e que a novidade é o acréscimo da categoria Webjornalismo.
 
 
 “Também foi mantida a categoria estudante, na qual poderão inscrever-se estudantes de jornalismo e/ou radialismo de todo o país que, no ato da inscrição, estejam matriculados no 5º período ou posterior, ou ainda que tenha concluído 50% das disciplinas”, esclareceu Rosemary Araujo.
 
Agradecimentos - A servidora agradeceu à administração pela valorização do concurso, dando apoio para que ele transcorra na mais perfeita ordem e celeridade. Também agradeceu aos profissionais da imprensa que prestigiaram a iniciativa e compareceram ao evento, tempo em que os convidou a participarem do certame com suas produções jornalísticas.
 
 Agradeceu às integrantes da comissão julgadora (professora Joanita Mota de Ataíde, professora doutora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão;  Poliana Sales, professora mestre do Curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio São Luís e a jornalista e servidora Edvânia Kátia) e às equipes do Cerimonial e da Seção de Comunicação Social do Tribunal.
 
Além da imprensa e da comissão julgadora, prestigiaram o evento o juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro; o juiz auxiliar da Corregedoria e coordenador-geral da Ejud, Bruno de Carvalho Motejunas; o diretor-geral do TRT-MA, Júlio César Guimarães; o coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, Ciro Ipianina Cardoso; o secretário de Administração, Raimundo da Conceição Costa Lindoso; a assessora administrativa da Presidência, Patrícia Vasconcelos de Almeida; e a assessora da Diretoria-Geral, Fernanda Cristina Muniz Marques, além de servidores, estagiários e terceirizados. Após a cerimônia, foi servido um coquetel na Sala de Conveniências da Escola Judicial. 
 
 
 
 
 
 
Fonte/Ascom TRT
Jornalista Responsável:
Wanda Cunha – DRT 206-MA – Telefone (98) 8849-2455 (Oi) –  9974-5459 (VIVO)
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.