segunda-feira, 10 de março de 2014

Presidente do TRT-MA reúne jornalistas para lançamento do IV Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho


O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, fará o lançamento da IV Edição do Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho. A cerimônia vai ocorrer nesta terça-feira (11/03), às 10h, no auditório da Escola Judicial do Tribunal, no 1º andar do prédio-sede do TRT, no bairro da Areinha.
 
 O lançamento abrirá as comemorações dos 25 do Regional, instalado em 26 de maio de 1989. O concurso está alinhado ao planejamento estratégico do Tribunal no tema Política Institucional, que visa a fortalecer a imagem institucional do Tribunal e as relações com os outros Poderes e instituições e, ainda, a aprimorar a comunicação com os públicos interno e externo.
 
São convidados especiais da cerimônia de lançamento do concurso os profissionais de mídia para os quais o certame é direcionado. A finalidade do prêmio é estimular a difusão de conceitos sobre direito e cidadania, bem como as ações e projetos da Justiça do Trabalho no Maranhão.
 
 O TRT-MA reconhece a colaboração essencial da imprensa na divulgação das atividades e ações do Poder Judiciário. A assessoria do Tribunal, por seu turno, sabe que cabe às assessorias de comunicação do Judiciário desenvolver projetos que sensibilizem os profissionais da mídia para a cobertura de fatos ligados à área. Por isso, tem desenvolvido projetos relevantes para aproximar a Justiça e a sociedade e manter um bom relacionamento com a mídia.
 
O concurso de reportagem do TRT-MA foi pioneiro no Poder Judiciário Trabalhista. Por meio desse projeto, o Tribunal já ganhou vários prêmios, dentre os quais o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, por duas vezes consecutivas, na categoria Relacionamento com a Mídia.
 
 As premiações ocorreram, em Florianópolis (SC), em 14 de novembro de 2008, e em 04 de setembro de 2009, em São Luís, durante as solenidades de encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom). Os prêmios foram promovidos pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ)
 
A maioria dos profissionais de jornalismo já confirmou presença no evento. Também houve a confirmação, na solenidade, das professoras universitárias Joanita Mota Ataíde, doutora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Poliana Sales, mestre do Curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio São Luís.
 
 Ambas as professoras compõem a Comissão julgadora do certame, ao lado da servidora do Tribunal e jornalista Edvânia Kátia Sousa Silva, atualmente chefe do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc), que integrou a equipe da Assessoria de Comunicação durante sua fundação, em 1994. A assessoria de Comunicação do TRT foi regulamentada pela Resolução Administrativa nº 129/1996.
 
Regulamento –  A IV edição do concurso mantém o tema “Justiça do Trabalho, Cidadania, Direitos Sociais e Inclusão Social”. Podem se inscrever profissionais da mídia de todo o país, devidamente habilitados para o exercício profissional, nas categorias jornalismo impresso, radiojornalismo, televisão, webjornalismo e fotojornalismo
 
 Também poderão participar do Concurso estudantes de jornalismo e/ou radialismo de todo o país que, no ato da inscrição, estejam matriculados no 5º período ou posterior, ou ainda que tenham concluído 50% das disciplinas, a ser comprovado mediante declaração do departamento do curso. O Edital completo será publicado na imprensa oficial e  na página do concurso, no site do Tribunal.
 
25 anos do Tribunal - O Projeto 25 Anos está alinhado ao planejamento estratégico do TRT-MA, nos temas Gestão de Pessoas e Política Institucional e visa à disseminação da importância da Justiça do Trabalho no Maranhão ao longo dos 25 anos de atuação do Tribunal, por meio de atividades voltadas à valorização histórica desta atuação, de forma a contribuir para a melhoria da prestação jurisdicional, levando ao conhecimento da sociedade em geral, além da sua atividade fim, suas ações de alcance social, ambiental e educativo. Para implementação do projeto, foi constituída uma comissão por meio a Portaria GP nº 79/2014 que tem como gestor o desembargador presidente Luiz Cosmo da Silva Júnior.
 
Durante todo o ano, serão desenvolvidas atividades alusivas aos 25 anos da instituição. Dentre os eventos já definidos para realização, haverá a outorga da Comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário a personalidades de destaque no campo do Direito e a Sessão Solene de Aniversário Institucional, agendadas para maio, mês de aniversário do Tribunal. Também estão no cronograma de atividades ações em homenagem ao Dia da Mulher, em março, e a comemoração da Páscoa, em abril.
 
 A Comissão dos 25 anos fechará o cronograma das atividades comemorativas a serem desenvolvidos até dezembro deste ano, que incluirão exposições artísticas, curso, palestras, eventos culturais e outras, de forma a contar com a participação dos magistrados e servidores tanto da capital como do interior do Estado, envolvendo todas as unidades judiciais e administrativas.
 
Fonte/ Wanda Cunha/ Ascom TRT - MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.