sexta-feira, 28 de março de 2014

Mais da metade dos brasileiros culpa as mulheres por abusos e estupros

      


 
 
 
Ao todo 58% dos brasileiros acreditam que "se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros", segundo revelou uma pesquisa que levou a presidente Dilma Rousseff a reconhecer que o Brasil "ainda tem muito o que avançar no combate à violência contra a mulher".
 
Segundo a pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que entrevistou 3.810 pessoas, 63% consideram de maneira "total ou parcial" que os casos de maus-tratos contra a mulher no âmbito doméstico "devem ser discutidos somente entre os membros da família".
 
"O resultado deixa claro o peso das leis e das políticas públicas" na luta contra a violência de gênero, publicou Dilma em sua conta no Twitter, onde reconheceu que a pesquisa mostra que "governo e sociedade devem trabalhar juntos para atacar a violência contra a mulher, dentro e fora dos lares".

Para 58,5%, comportamento feminino influencia estupros, diz pesquisa
 
Por sua vez, o Ipea, que publicou nesta quinta-feira a pesquisa, opinou que apesar de que 78% se mostraram "totalmente" a favor de que os maridos que batem em suas mulheres sejam presos, os dados coletados "não permitem pressupor um alto grau de intolerância da sociedade brasileira à violência contra a mulher".
 
Assim, 89% dos entrevistados opinaram que "roupa suja se lava em casa", enquanto 82% afirmaram que não se deve interferir nas brigas de casados.
De acordo com os autores do estudo, a população ainda tem "majoritariamente uma visão de família nuclear patriarcal".
 
"Embora o homem ainda seja visto como o chefe da família, seus direitos sobre a mulher não são irrestritos, e excluem as formas mais abertas e extremas de violência", afirmou a instituição em comunicado em seu site.
 
Para o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Rafael Osorio, atualmente existe no país "uma rejeição à violência física e psicológica" e, segundo afirmou o comunicado, 42% das pessoas acreditam que as mulheres são injustamente culpadas pela violência sexual.
 
Osorio alertou, além disso, que 27% dos brasileiros "acredita que a mulher deve ceder aos desejos do marido ainda sem querê-lo, e esse é um dado perigoso".
Para Dilma, a primeira presidente do Brasil, o caminho é a "tolerância zero à violência contra a mulher", como publicou em seu Twitter, seguida pela hashtag "#Respeito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.