sexta-feira, 28 de março de 2014

SEJAP realiza evento de combate a tuberculose nas unidades prisionais do estado


                                Drª Claudenice psicóloga/ Sejap/ Stenio Johnny/Repórter
 
A Secretaria de Estado da justiça e Administração Penitenciária, através do núcleo de saúde realizou na manhã da quarta-feira(26), pela passagem do Dia Mundial de Combate a Tuberculose, na Penitenciária de Pedrinhas um evento voltado para assistência médica e orientação através de palestra no sentido de combater a tuberculose nas unidades prisionais do Maranhão.
 
Durante toda manhã, houve atividades voltadas para a saúde dos detentos. o blog Sjnoticias, conversou com a psicóloga Claudenice Oliveira, que falou do trabalho realizado neste evento.
 
Segundo a psicóloga, foi um evento muito produtivo, pois nele foram passadas informações importantes aos detentos, e principalmente  no que diz respeito ao atendimento médico aos  internos das unidades prisionais que se encontram contaminados pela tuberculose.
Quanto ao trabalho da SEJAP através do núcleo de saúde, ela falou, que é de extrema importância, não só na orientação dos internos, como também no tratamento médico para a cura da enfermidade. Disse a psicóloga Caudenice Oliveira.
 
Conversamos também com Airton Ferreira pedagogo da Sejap, que  também faz parte do núcleo de saúde orientando os detentos sobre as DSTs, a AIDS, e a  tuberculose, como uma doença, que está enquadrada, como uma das doenças oportunista, e letal para quem é portador do vírus HIV.
 
                                Pedagogo Airton Ferreira e o radialista Stenio Johnny          
É bom ressaltar que eventos como esses estão sendo realizados continuamente nas unidades prisionais do maranhão, é o governo do estado, através da SEJAP na administração Sebastião  Uchôa em convênio com Secretaria de Estado da Saúde, trabalhando em parceria, levando orientações, e atendimento médico aos detentos, com objetivo de erradicar a tuberculose das unidades prisionais do Maranhão.
 
Assista aqui: Entrevista com a Psicóloga Claudenice Oliveira.
Sobre o Dia Mundial de Combate a Tuberculose:
O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.

Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grande problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram a crescer nos anos 90, associados ao também risco de aparecimento de bacilos resistentes.
 

SINTOMAS

Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração são os sintomas da Tuberculose. Podem também existir gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.



    Equipe do nucleo de saúde da SEJAP e detentos

ASSISTA AQUI ENTREVISTA COM O PEDAGOGO AIRTON FERREIRA
 http://youtu.be/70bkAXWCRaI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.