quinta-feira, 20 de março de 2014

Nova desembargadora do TRT-MA emociona-se durante a posse

 
 
 
 
Desembargadora Solange Cristina assina termo de posse
 
 
A mais nova desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, emocionou-se durante a solenidade de posse realizada no fim da tarde desta quarta-feira (19), no Plenário da instituição, ao falar da conquista que acaba de alcançar, almejada por mais de 20 anos de carreira na magistratura, e ao homenagear seu pai, o advogado Arlindo Abreu de Castro, a quem considera o melhor dos seus professores nas lições de Justiça.
 
  “Meu pai, esta vitória é mais sua do que minha, pois é o senhor o verdadeiro construtor do meu amor pelo Direito e das minhas convicções morais, o maior incentivador da minha missão de distribuir e lutar pela Justiça”, afirmou, emocionada, a magistrada.
 
Nomeada pela Presidente da República, Dilma Rousseff, na terça-feira (18/03), Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro foi promovida pelo critério de antiguidade para a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Alcebíades Tavares Dantas. A indicação da magistrada foi aprovada, por unanimidade, pelo Tribunal Pleno da 16ª Região, por meio da Resolução nº 204, de 09 de setembro de 2013.
 
 A juíza foi convocada para desempenhar suas atividades jurisdicionais no Tribunal desde setembro do ano passado, participando da distribuição dos processos de segunda instância.
 
O presidente do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, deu posse à desembargadora Solange Passos, dizendo à empossada que “o cargo de desembargador é quase um sacerdócio; sei que Vossa Excelência está imbuída deste propósito de bem servir e só posso desejar-lhe muita sorte”.
 
“Hoje, conquisto mais um degrau na carreira que elegi como passaporte para a realização da Justiça a partir da aplicação do Direito, com vistas a participar da construção de uma sociedade melhor. Chego ao Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região para somar com os meus pares na tarefa de distribuição da Justiça e na tarefa de fortalecimento da nossa instituição, a partir da observância irrestrita aos princípios da legalidade, probidade, imparcialidade, moralidade e, especialmente, o da independência.
 
 Haverei de prosseguir cumprindo os deveres do meu cargo com o mesmo denodo e as mesmas coragem e convicção, comprometendo-me ao aperfeiçoamento diuturno do Direito para bem servir ao meu país, com a ajuda de Deus, o apoio da minha família e a compreensão daqueles que forem alcançados pelas minhas decisões”, declarou a desembargadora.  
 
Prestigiaram a solenidade Américo Bedê Freire, Gerson de Oliveira Costa Filho e José Evandro de Souza, desembargadores do TRT-MA, que elogiaram a atuação da nova desembargadora ao longo de sua carreira jurídica; Fernando Luiz Duarte Barboza, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), que, em nome dos demais juízes presente, enalteceu a altivez sempre marcante da magistrada; Carlos Gustavo Brito Castro, juiz auxiliar da Presidência do TRT-MA; Manoel Lopes Veloso Sobrinho, juiz titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas; e Guilherme Zagallo, advogado, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), que disse à empossada que o Tribunal só ganha com a sua posse, pois sabe que a magistrada continuará contribuindo para o aperfeiçoamento da Justiça.
 
Também estiveram presentes servidores, terceirizados e estagiários do Tribunal, assim como advogados, além de familiares e amigos da desembargadora.
 
Breve currículo - Especialista em Direito Público e Privado nas áreas de conhecimento de Direito do Trabalho, Direito Constitucional e Direito Civil, Teoria Geral do Direito, Teoria Geral do Processo, Filosofia e Sociologia, a juíza Solange Castro Cordeiro exerceu vários cargos públicos, dentre os quais o de docente em instituições de ensino de nível superior e de fiscal de rendas da Secretaria Municipal de São Luís. 
 
A nova desembargadora foi classificada em segundo lugar, em 1993, no concurso para provimento de cargo de juiz do trabalho substituto do TRT da Paraíba (13ª Região), com nomeação no mesmo ano; aprovada em terceiro lugar para juíza do trabalho substituta do TRT-MA em 1994, quando foi nomeada. Foi juíza titular da Vara do Trabalho de Caxias a partir de 1995 e da 4ª VT de São Luís, a partir de agosto de 2001.


Fonte:

Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão
Seção de Comunicação Social
Av. Senador Vitorino Freire, 2001, 5º Andar - Areinha - São Luís (MA)
Telefones: 98.2109.9307/9443 - 3221.1967 - 8864.1097(Claro)
Responsável: Rosemary Araujo – Relações Públicas – CONRERP/6ª Região nº 1.086

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.