quarta-feira, 19 de março de 2014

Comissão criada pela Sejap visita obras de construção do Presídio de Segurança Máxima em São Luís



Comissão visita obras de Presídio de Segurança Máxima em São Luís Foto:Clayton Montelles
Comissão visita obras de Presídio de Segurança Máxima em São Luís
Foto:Clayton Montelles

Membros da Comissão Mista formada por vários segmentos dos poderes públicos constituídos e da sociedade civil organizada visitou, na manhã de segunda-feira (18), as obras de construção do Presídio de Segurança Máxima em São Luís. Acompanhada do secretário de estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, a comissão analisou de perto a situação das obras da unidade prisional e os moldes em que a mesma está sendo construída. 

Criada pela Sejap em outubro do ano passado para acompanhar as ações que o órgão vem realizando, visando à implantação, execução e o cronograma de desembolso dos projetos de reforma, ampliação e reaparelhamento do Sistema Penitenciário do Maranhão durante o período emergencial, a comissão, sob comando do engenheiro Glimm Marcos, responsável pela obra, passou por todos os setores em construção e verificou a planta do presídio. Em cada local foi explicado como estavam sendo realizados os serviços, o que funcionará nele, a forma de ventilação e até os materiais utilizados na construção.

Na ocasião, o engenheiro Glimm Marcos explicou que as alas carcerárias feitas com monoblocos de concretos vieram da cidade de Porto Alegre e que todo o resto do presídio está sendo construído por profissionais maranhenses e em sua maioria da comunidade que está sendo erguida a unidade prisional “Apesar de alguns imprevistos, entre eles as chuvas, estamos com cerca de 55% das obras. O trabalho segue inclusive nos finais de semana  para que a obra seja entregue no prazo previsto”, disse.

Em terceira visita à obra, o secretário Sebastião Uchôa destacou a velocidade do trabalho e se disse otimista quanto ao término. “Caso as chuvas colaborem conosco e seguindo esse mesmo ritmo até o final, a previsão é que a entrega seja realizada na segunda quinzena de maio. Teremos com esse presídio, um passo importante dado pelo Governo do estado pela reestruturação e o marco que precisamos para a implantação definitiva desse novo modelo no sistema prisional do Maranhão”, pontuou.

Para a Juíza Titular da 1ª Vara de Execuções Penais da capital, Ana Maria Almeida, o acompanhamento da comissão às obras previstas pelo Governo do estado é fundamental para que se cumpram os prazos e as ações sejam feitas de forma transparente “A expectativa e a impressão desse novo modelo visto aqui foram muito boas. Esperamos que a conclusão seja realizada para que se inicie esse novo modelo de carceragem no estado”, frisou. 

Presentes à visita, o subsecretário e adjunto da Sejap, Mário Leonardo e Kécio Rabelo; o corregedor do órgão, José Ribamar e a engenheira Cristiane Guimarães; Representando o juiz da 2ª Vara de Execução Penal, Fernando Mendonça, a assessora administrativa, Tatiene Lopes e a assistente social, Jorgeana Lindoso; Carlos Vilar, da Unidade de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça; Maria Helena Costa, da Controladoria Geral do estado; Representando a Sedihc e o comunidade evangélica, o coordenador de atendimento as violações dos Direitos Humanos, Kenny Portela e Domingos Noleto, respectivamente.
Secretário Sebastião Uchôa e Comissão em cela  ja construída no Presídio de Segurança Máxima em São Luís Foto:Clayton Montelles
Secretário Sebastião Uchôa e Comissão em cela ja construída no Presídio de Segurança Máxima em São Luís
Foto:Clayton Montelles


Presídio de Segurança Máxima

O Presídio de Segurança Máxima contará com 479 vagas sendo dividido em quatro blocos para celas coletivas, para até oito internos; dois para celas disciplinares que garantem até dois internos; triagem e ainda celas para portadores de deficientes especiais (PEN). Cada bloco contará com seu solário, local em que é realizado o banho de sol.

As alas das carceragens são feitas com monoblocos de concretos que , segundo a engenheira da Sejap, Cristiane Guimarães, são quatro vezes mais resistentes e impossíveis de escavar um túnel manualmente.

Além de toda estrutura da carceragem, a unidade prisional contará com setor administrativo, de saúde, psicológico, refeitório, lavanderia, alojamento para servidores e local para o parlatório e atendimento jurídico disponível em cada bloco. Para os agentes e monitores da unidade serão feitas passarelas entre as alas para que a circulação dentro do presídio seja segura e eficaz.


 
Comissão visita obras de Presídio de Segurança Máxima em São Luís Foto:Clayton Montelles
Comissão visita obras de Presídio de Segurança Máxima em São Luís Foto:Clayton Montelles
 
Fonte/ASCOM/SEJAP/AIDÊ ROCHA


O Sjnoticias acompanhou a visita e conversou com o Secretário da Sejap Sebastião Uchôa, com o Engº responsável pela obra Glinga Marcos, e membros da comissão mista.

Assista aqui a entrevista do repórter Stenio Johnny/Imagens Clayton Monteles

http://youtu.be/BCr-zExkFAs

Stenio Johnny entrevista Engº Glinga Marcos
 
 
Entrevista com membros da comissão mista.
 
Stenio Johnny/Imagens Clayton Monteles
 
 
Radialista Stenio Johnny e Josilma Bogéa Assessora de Comunicação da Sejap
 
Fotos/Clayton Monteles                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.