terça-feira, 11 de novembro de 2014

SSP INICIA NOVA TURMA DO GRUPO DE RESPOSTA TÁTICA





A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) realizou, na tarde desta segunda-feira (10), no auditório Delegado Leofredo Ramos, a cerimônia de abertura da nova turma do Grupo de Resposta Tática (GRT), ligado ao Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

Estiveram presentes na solenidade, o secretário da SSP, Marcos Affonso de Moraes; o subdelegado Geral da Polícia Civil, Augusto Barros; o diretor da Academia de Polícia Civil, Maurício Ribeiro Martins; o superintendente da Seic, Luís Jorge Matos; o representante do Comando Geral da Polícia Militar, coronel José Frederico Pereira; o representante da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania (Semusc), George Bezerra de Assis Filho, e demais representantes do Sistema de Segurança do Maranhão.

O curso irá durar cerca de 40 dias, durante 24 horas, com a participação de 34 alunos, entre policiais civis e militares, agentes penitenciários e da guarda municipal dos estados do Maranhão, Roraima, Amazonas e Mato Grosso, e terá como chefe de instrução, o delegado André Gossain.

Segundo o chefe de instrução, as aulas serão ministradas, principalmente, na Academia de Polícia Civil, no bairro São Raimundo, em São Luís. Além disso, os treinamentos acontecerão também nas áreas terrestres do 24ª BC do Exército Brasileiro; do Corpo de Bombeiros Militar, (CBMMA) e da Polícia Militar (PM) e na mata preservada da empresa Alumar. E, na parte aérea, os alunos contarão com o apoio do Grupo Tático Aéreo.

“Durante os treinamentos, os agentes vão se especializar em operações ribeirinhas; técnica com explosivos; combate a recinto fechado; tiro de precisão; serviço de inteligência; navegação via GPS e bússola; direitos humanos, psicologia aplicada, entre outros.

Nós faremos sempre o melhor para que cada aluno saia com o maior nível de aprendizado possível, para que possamos trazer resultados positivos para a sociedade” detalhou o delegado André Gossain.

O GRT é um grupo para ações específicas e de alto risco. 
Já realizou diversas prisões de extrema importância no interior do estado e na capital maranhense.

O representante do Comando Geral, coronel José Pereira, parabenizou aos alunos pelo ingresso no curso do GRT. 
“Participei da primeira turma do GRT, e faço parte dessa família. É sempre uma alegria quando recebemos candidatos ávidos e dedicados como esses” declarou.

Para o secretário da SSP, o curso do GRT é de grande importância para o sistema de segurança, pois mostra que, a cada dia, os policiais querem mostrar o seu melhor e trazer mais segurança para a população. “O Grupo de Resposta Tática é um dos pilares da nossa polícia. 

São eles que estão nas situações mais críticas e rapidamente, dão respostas rápidas e eficazes à sociedade maranhense” ressaltou o secretário de segurança, Marcos Affonso de Moraes.

O secretário da pasta, também, afirmou que está de portas abertas para o diálogo e, no que for preciso, ajudará nas melhorias do curso.

De acordo com o superintendente da Seic, Luis Jorge Matos, os agentes do GRT são a nossa salva guarda. “Noventa por cento das operações de alto risco realizadas pela Seic quem está a frente são os policiais do Grupo de Resposta Tática” salientou.


Fonte/Ascom SSP-MA

Coordenação Josilma Bogéa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.