sábado, 15 de novembro de 2014

CPAM1 DESTACA AÇÕES DE SEGURANÇA NO COMBATE À CRIMINALIDADE






O Comando de Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM1) destacou a intensificação das ações policiais no intuito de coibir o índice de criminalidade na Região Metropolitana de São Luís. As operações visam combater a prática danosa de homicídio, prender pessoas com armas de fogo, dar cumprimento a mandados de prisão em aberto e realizar abordagens de veículos.
 
Com relação aos homicídios dolosos ocorridos no último final de semana, o comandante do CPAM 1, coronel Marco Antônio Alves, destacou que os delitos foram motivados principalmente por brigas entre grupos rivais e tráfico de drogas. 
 
Segundo o comandante, dos 20 homicídios ocorridos, 18 tiveram características de execução. A maioria dos autores é egressa do sistema penitenciário.
 
“Quando comparamos os meses de Outubro de 2013 e 2014, temos uma redução de 18% nos homicídios dolosos na Região Metropolitana de São Luís. Não se pode ter uma análise fechada no que diz respeito ao quadro de violência, levando em consideração um único final de semana. 
 
O que ocorreu no último final de semana foi uma exceção. Não tínhamos registros de nenhum final de semana, neste ano, nem em 2013 com esses índices. Foi algo fora do normal. A polícia está desenvolvendo suas ações, apreendendo armas de fogo, atuando na fiscalização de trânsito, realizando abordagens e efetuando prisões. A população deve confiar na instituição, na sua polícia.” Frisou o comandante.
 
Nos finais de semana, são intensificadas as ações Cerco Total, Saturação e Força Comando, esta última atua na modalidade barreiras e abordagens nos pontos estratégicos da cidade, com apoio do Comando de Policiamento Especializado, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e Policiais Militares do Comando. 
 
“Cerca de 400 policiais devem atuar na Força Comando neste final de semana, com objetivo de saturar a criminalidade e garantir a segurança da população. As ações são intensificadas nos bairros com maior incidência criminal”. 
 
Pontuou o comandante.
 
Durante a semana, além destas ações deflagradas, acontecem também as operações Catraca, com ênfase nos coletivos e nas paradas de ônibus; e Reviver com Segurança, com objetivo de desarmar as pessoas que transitam o local e coibir a prática de roubo e de tráfico de drogas no local.
 
“Estamos intensificando as abordagens e dando atenção especial a abordagens de condutores de veículos. Preocupa-me a forma audaciosa que acontecem os delitos, de forma premeditada. 
 
As instituições de segurança têm que trabalhar com reforço na inteligência e com apoio da população. Isso vai nos ajudar a nos anteciparmos às ações criminosas. O bandido, nos casos de execução, vai com um objetivo; por isso, não importa o local, nem o horário da ação. Precisamos de informações que antecipem tal forma de delito.” Ressaltou coronel Alves.
 
De acordo com o comandante, o policiamento na Região Metropolitana de São Luís está sendo reforçado, bem como as operações aumentadas. Segundo orientação do Comando Geral. Só este ano, foram apreendidas mais de 540 armas de fogo. 
 
Segundo o comandante, a Polícia Militar tem apreendido muitas armas e prendido muitas pessoas. Na última terça-feira (11), foram apreendidos seis adolescentes na Vila Itamar, suspeitos de praticar dois homicídios no Bairro, no último final de semana.
 
Uma das modalidades, segundo o comandante, que houve redução foi a de arrombamentos a residências. Ele ainda deu dicas de segurança à população. 
 
“Deve-se evitar ostentar objetos de valor na porta de casa, principalmente no horário da noite; quando estiver perto de casa, entrar em contato com alguém que esteja na residência para abrir o portão e verificar a movimentação na rua; e se perceber que está sendo perseguido, nunca entrar em casa, a pessoa deve acionar o 190 e procurar locais com maior movimentação. Mas, se chegar a ser abordado, aconselhamos a não reagir diante de uma ação injusta, promovida por bandidos”, concluiu o comandante do CPAM1.


Fonte/Ascom SSP-MA
Coordenação Josilma Bpgéa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.