segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Delegada Geral Cristina Rezende concede entrevista exclusiva ao Sjnotícias


                                Drª. Cristina Rezende/Delegada Geral do Maranhão



O Blog Sjnotícias entrevistou a Delegada Geral do Maranhão Maria Cristina Menezes Rezende, oportunidade em que ela falou do Encontro de Gestão e Prática de Segurança Pública realizado pela SSP-MA, da operação Brasil Integrado, do seu trabalho durante três anos a frente da delegacia geral, e o que espera do novo governo em relação a segurança pública no Maranhão.

Do Encontro de Gestão e Prática de Segurança Pública:

A delegada Cristina falou ao repórter Stenio Johnny titular deste blog, que este encontro contou com a presença dos delegados da polícia civil e todos os comandante dos batalhões da policia militar da região metropolitana de São Luís, e o assunto em discussão foi a integração, a unidade das forças de segurança do Maranhão, e elaboração de um documento onde serão apresentadas as necessidades das polícias civil e militar para uma melhor integração entre ambas.

Dr. Cristina Rezende falou que esse trabalho de integração das forças policiais do Maranhão, está sendo muito elogiado em Brasília, onde o Ministério da Justiça adotou como padrão de integração das força de segurança o estado do Maranhão.

Quanto ao objetivo do encontro:


A delegada Geral falou que o principal objetivo do encontro de gestão básica de segurança pública, é integração das polícias civil e militar em um trabalho conjunto no combate a criminalidade no estado, e que o próximo encontro será a conclusão do documento a ser apresentado com medidas visando maior integração entre as forças de segurança do estado. A delegada geral falou ainda, que espera que o próximo governo dê continuidade a este trabalho de união das polícias, para que a população maranhense possa viver em clima de paz e segurança.


Operação Brasil Integrado

Para a Delegada geral Cristina Meneses, esta operação, teve um saldo bastante positivo, pois houve a participação não só das polícias militar e civil, mais também das polícias federal e rodoviária federal assim  como as demais forças de segurança que estavam inseridas nesta mobilização integrada com outros estados do nordeste brasileiro.

Como resultados positivos a nível nacional, tivemos a apreensão de cinco toneladas de drogas,  mais de quinhentos veículos apreendidos, e muitos indivíduos presos por condutas ilícitas. Por tanto a Operação Brasil integrado como o próprio ministro da justiça falou ao Maranhão através da videoconferência foi um sucesso.

Sobre o  seu trabalho a frente da Delegacia Geral

Para a delegada todos  que ocuparam esta cadeira, deram passos a frente, e com ela não foi diferente, houve  um trabalho de conquistas, um trabalho conjunto com delegados da capital e do interior assim como o empenho de todos aqueles que compõem a polícia  civil do Maranhão, que contribuirão para que o seu trabalho nestes três anos fossem coroado de sucessos. Segundo delegada, o número de inquéritos foram maiores em sua gestão, e todo este trabalho foi feito em nome da instituição polícia civil. Disse que é respeitada pelo Ministério Público, pelo Judiciário, e isso é muito importante para classe de policiais civis do Estado.


Quando Pergutamos a ela das dificuldades enfrentadas, por ser a primeira delegada a assumir o cargo de Delegada geral do Maranhão. Ela respondeu:

Não acredito ser difícil para uma mulher ser delegada geral, acho que tanto o homem como a mulher tem essa capacidade, Cristina Meneses falou que não ver essa questão por esse lado. Disse a delegada, o que realmente houve nestes três anos que ela está a frente da Delegacia Geral, foi o aumento da criminalidade, onde vária facções tentaram se estabelecer dentro do estado, mas polícia civil do Maranhão tem dado respostas ao crime organizado.

Desabafo

Cristina Rezende falou de momento de frustração na polícia civil, quando a instituição é tratada como responsável pela criminalidade, o que não é verdade, a policia civil em ação conjunta com as demais forças de segurança do estado, vem trabalhando para diminuir a criminalidade no Maranhão.

Para a delegada geral a criminalidade não começa quando o crime acontece. a criminalidade, acontece na família, nas escolas, nas igrejas, nas ruas e na falta de condições melhores de vida.

Por tanto a polícia civil não é culpada pelo auto índice de criminalidade no estado, ao contrário a SSP e a SEJAP, tiveram por conta disso, trabalhar muito para combater a criminalidade no Estado.

Recado a Presidente Dilma:

Que ela perceba que o combate ao crime não está na segurança pública. Que o aumento, de pessoal e implementação dentro do Sistema de segurança, significa maior o índice da criminalidade e menos efetivação no trabalho de todos os ministérios, de todas as secretarias, e de todas outras pastas.

Segunda Dr. Cristina Rezende, é importante que o país perceba que não adianta colocar um número maior de homens dentro das forças de segurança, sem que haja um trabalho voltado para  a prevenção. pontuou a Delegada geral.

Mensagem ao governador eleito Flávio Dino, e ao delegado Jefferson Portela, que assumirá a pasta de Secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão 

Cristina Rezende falou que a sua mensagem é que a polícia civil do Maranhão seja em qualquer gestão um nome a ser preservado, que não possa haver interesses pessoais, que possam intervir no trabalho em prol da segurança pública, e que esse trabalho possa ser realizado pelo novo governo com probidade, confiança e resultados positivos. Finalizou Cristina Rezende Delegada Geral do Maranhão.


Assista Aqui a entrevista





                                            http://youtu.be/V43ntjLk1vI



                                                 Por/Stenio Johnny
                                         Radialista/DRT - MA 0001541











Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.