sábado, 9 de julho de 2016

Secretarias de Segurança Pública, Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros Militar no combate e prevenção a incêndio florestal


Secretário-adjunto de segurança Saulo Ewertron/ Marcelo Araújo
Secretário de Meio Ambiente/Cel. Célio Roberto comandante geral
 do Corpo de Bombeiros Militar


As Secretarias de Estado de Segurança Pública e Meio Ambiente, com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, realizaram na manhã da quinta-feira(06), no auditório Leofredo Ramos da SSP solenidade de abertura do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal.

Estiveram presentes O secretário adjunto de segurança pública, delegado Saulo Ewerton, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Araújo, Coronél Célio Roberto comandante do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão, coronel Wanderley, dentre outras autoridades presentes e alunos do curso. A banda do Corpo de Bombeiro Militar abrilhantou o evento


Conversamos com o secretário-adjunto de segurança Saulo Ewerton que se fez presente ao evento representando o secretário Jefferson Portela.



Dr. Saulo Ewerton falou que a realização do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, é de extrema importância para o sistema de segurança do estado dado a grandeza territorial do Maranhão com uma área de floresta extensa, que precisa de um cuidado todo especial sobre tudo com a chegado do verão, período em que se tem grandes focos de incêndio em diversos pontos da nossa reserva florestal, em outros pontos do interior maranhense. Disse que para conter esses focos de incêndio tanto na capital  como no interior, é necessário que tenhamos profissionais capacitados, comprometidos para atuarem nas áreas onde acontecerão esses incêndio, e este é objetivo do curso formar profissionais habitados para combater os incêndios florestais.

Sobre a parceria com a Secretária de Estado do Meio Ambiente no curso de combate e prevenção de incêndio florestal
             
Secretário e alunos do Corpo de Bombeiros Militar
               
Falou que as duas secretarias já são parceiras por obviedade de suas ações, nos convênios e fiscalização do meio ambiente  no combate aos crimes ambientais, no que diz respeito na exploração ilegal de madeira, minério na zona oeste  e zona sul do estado, onde é feito todo um trabalho conjunto para que se possa chegar até as quadrilhas do crime organizado que atuam nessas áreas. quanto a participação da parceria da SSP com a secretária de meio ambiente no curso Dr. Saulo falou que essa parceria entres essas duas grandes secretária de governo, só vem engrandecer este projeto de defesa ao meio ambiente.


Finalizou parabenizando os trinta e cinco Bombeiros militar que se dispuseram a se capacitar no Curso de Combate e Prevenção de Incêndio Florestal, desejando a todos os participantes. Sucesso e um bom desempenho, para que ao término do curso possam estar preparados para defender as nossas florestas e salvar vidas humana dos incêndios florestais.Concluiu!

A nossa reportagem conversou com o Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Araújo sobre o parceria entre as duas secretarias.

                                  Marcelo Araújo/Secretário de Meio Ambiente

O secretário disse que o Maranhão devido a sua extensão territória possuir uma grande área florestal, é hoje o estado onde mais existem queimados, isto fez com quer o governo do estado tomasse medidas para conter este autos índices de incêndio na região florestal do maranhão do estado.

Disse que a secretária de Meio Ambiente com o apoio do governador Flávio Dino tem realizado trabalho de prevenção e combate a incêndio florestal, em todo o território maranhense, principalmente nas áreas mais críticas onde se tornou comum, focos de incêndio no período de verão. para isso o secretario falou que tem feitos planejamento juntos aos municípios afetados, montando uma ação de trabalho para inverter esse quadro. Falou que na sexta-feira(08) foi realizado uma reunião entre a Secretaria de Meio Ambiente e 26 prefeitos dos municípios maranhense para juntos denutrirem ações do estado no combate aos incêndios florestais.

O secretário falou que durante o primeiro semestre do ano, vários cursos de prevenção a este tipo de incêndio foram realizados no interior maranhense, que o último foi realizado na cidade de Codó onde foi feito um trabalho com a Guarda Civil Municipal com a participação dos bombeiros civis. Hoje o município de Codó está preparado para lidar com prevenção e combate deste tipo de incêndio. Disse o secretário!

Falou ainda que a Secretaria de Meio ambiente tem ministrado Curso de Educação Ambiental, onde através dele se tem o controle de desmatamento, e transporte ilegal de madeira, assim como as queimadas ilegais, pessoas que tocam fogo em suas roças sem controle. Tudo isso constituem práticas criminosas que devem serem com batidas pelo Estado. portanto  é importante a parceria da Secretaria de Segurança, com a Secretaria de Meio Ambiente não só neste curso como em outras ações que possam coibir ações do crime organizado na região florestal do Maranhão. Concluiu!

                             

                     


Coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, disse que o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal esta sendo realizado por determina ação do governador Flavio Dino, que preocupado com possíveis desastres florestal a exemplo do que aconteceu ano passado onde tivemos o maior incêndio registrado em  área indígena mas precisamente na reserva de Aririboia, onde foi mobilizada uma grande força tarefa para conter as chamas. Nesse curso iremos capacitar trinta e cinco novos bombeiros, que seu ao seu término, estarão qualificados e preparados para este tipo de ocorrência. Afirmou o coronel

Ao final do evento conversamos com o Major Guterres que falou das aulas que serão ministradas no Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal.

Major Guterres falou que o objetivo do curso é capacitar profissionais do Corpo de bombeiro no combate e prevenção de incêndio florestal, disse que o curso será realizado em cinco  módulos sendo que quatro módulos serão ministrados em São Luís, e um módulo que é a parte prática será realizado no interior maranhense, terá  duração de trinta e cinco dias, sendo trinta dias na capital e cinco dias no interior.


Assista aqui as reportagens



                                                       Secretário Saulo

Secretário Marcelo Araújo
                                          


Coronel Célio Roberto

                                          


Major Guterres
                                         


Por/StenioJohnny
Radialista/Repórter Investigativo
RPJ/MA 0001541


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.