terça-feira, 19 de julho de 2016

Facilitadores treinados pelo Judiciário vão atuar junto a famílias vulneráveis


As últimas medidas para a realização do curso foram discutidas numa reunião entre o juiz Alexandre Abreu e representantes de entidades parceiras

Desenvolver um trabalho educacional e preventivo, transformando os casais, filhos ou responsáveis em protagonistas na solução de conflitos, assumindo responsabilidade por suas vidas e pela vida de seus filhos. Esse é o objetivo do programa de capacitação executado pelo Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que formará 150 facilitadores para o desenvolvimento de um trabalho junto a famílias vulneráveis em decorrência de relacionamentos conflituosos.
O programa – desenvolvido pelo Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, tendo como ferramenta técnica e pedagógica as oficinas de parentalidade – treinará profissionais da área psicossocial do Poder Judiciário e de órgãos como Defensoria Pública, Ministério Público, Centros de Referência de Atenção Social dos Municípios, além de escritórios de atendimento dos cursos de Serviço Social e Psicologia.
A primeira capacitação ocorrerá nos dias 1º e 2 de setembro, no auditório da Escola de Governo do Maranhão, tendo como ministrantes a juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo, Vanessa Aufiero da Rocha, e as psicólogas Cristina Palason Moreira Cotrim e Fabiana Cristina Aidar da Silva, servidoras do TJSP.
Os facilitadores irão atuar com diferentes tipos de família. Eles aplicarão técnicas de acordo com os estágios psicológicos pelos quais as pessoas passam num processo de separação, bem como os estágios que passam os filhos, as respostas típicas e as mudanças no comportamento dos menores ao fim da união dos pais, entre outras questões. Eles mostrarão como os pais devem fazer para ajudar os filhos a se adaptarem à nova realidade e como reconhecer uma situação de alienação parental.
“O objetivo é promover uma busca ativa para disponibilizar, em favor dos vulneráveis, a oportunidade de ter contato com um método facilitador do relacionamento conflituoso. As oficinas ajudarão a termos filhos e famílias vivendo melhor, a partir das técnicas aplicadas pelos facilitadores capacitados”, destacou o juiz Alexandre Abreu, coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA.
As últimas medidas para a realização do curso foram discutidas na última quinta-feira (14), numa reunião entre o juiz Alexandre Abreu, Ceiça Nascimento e Selma Duailibe – respectivamente, diretora e supervisora da Escola de Governo do Maranhão – e Jaciane Nunes Sousa, coordenadora do Serviço de Atendimento e Proteção Integral à Família e membro da Coordenação Geral do Centro de Referência de Assistência e membro Social (CRAS). Na reunião, elas representaram as entidades parceiras no desenvolvimento do programa.

Manoel Ramos
Centro de Conciliação do Fórum de São Luís
Assessoria de Comunicação do TJMA
(98) 3198.4370

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.