quinta-feira, 21 de julho de 2016

I Semana de Valorização da Mulher é aberta com inauguração de exposições


Juízes e desembargadores prestigiaram a abertura da Semana da Mulher, no Fórum de São Luís.


Conclamando a todos a participarem da luta diária de combate à violência contra a mulher, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha abriu, na manhã desta quarta-feira (20), no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), a “I Semana de Valorização da Mulher”, realizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEMULHER), que tem como presidente a desembargadora Angela Salazar.
A semana – que vai até o dia 27 – foi simbolicamente aberta com o corte da fita da exposição de manequins que revelam a cultura machista, que predomina na nossa sociedade. “Vamos todos quebrar este muro para que a gente tenha participação nesse movimento”, enfatizou o presidente do TJMA, elogiando o trabalho desenvolvido pela desembargadora e equipe da CEMULHER.
Para a desembargadora Angela Salazar, a “I Semana de Valorização da Mulher” tem dois eixos: quebrar o paradigma da cultura do estupro demonstrado através da exposição dos manequins, afirmando que a referida cultura está na cabeça do homem. O outro é atrair a sociedade para a questão da violência de gênero – da qual o estupro também faz parte – que permeia o maior índice de violência, que é a doméstica e familiar.
Ela lembrou, ainda, a situação das mulheres negras que, estatisticamente, são ainda mais vítimas de violência. “A violência contra as mulheres negras, nesse país, tem uma estatística estarrecedora. Elas sofrem mais violência do que as outras e, predominante, a violência psicológica. Nós vivenciamos no dia a dia”, concluiu a presidente da CEMULHER.
Prestigiaram a abertura da semana os desembargadores Jorge Rachid e Jamil Gedeon; o presidente da Associação de Magistrados do Maranhão, Gervársio Santos; o diretor do Fórum de São Luís, juiz Sebastião Joaquim Bonfim; juízes auxiliares do TJMA, da Corregedoria Geral de Justiça e os que estão participando da I Semana da Mulher, com ações em suas comarcas, onde estão acontecendo ações e mutirões de julgamentos.
APOIO – A iniciativa conta com o apoio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/MA), Associação dos Magistrados (AMMA), Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Defensoria Pública (DPE), Escola da Magistratura do Maranhão (Esmam), Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Associação do Ministério Público (Ampem) e Cooperativa de Crédito Mútuo (Coomamp).
PAINEL - Para mobilizar a população sobre a temática da Semana de Valorização da Mulher, foi disponibilizada, no Fórum de São Luís, uma caixa para doação de bonecas, que estão sendo expostas em um painel, na área externa do Fórum de São Luís, com o objetivo de demonstrar a diversidade feminina. Após a semana, essas bonecas serão doadas a instituições sociais. Elas também podem ser entregues na sede da CEMULHER (Rua do Egito, nº 167, Centro).
PROGRAMAÇÃO - Durante a semana, serão realizados, ainda, o Seminário “Violência de Gênero na Sociedade Contemporânea: Como Enfrentá-la?”, que tem início nesta quinta-feira (21), às 19h, no Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís, e se estenderá até sexta (23); diálogo com os cidadãos e panfletagens em shoppings de São Luís, no sábado (24); caminhada na Avenida Litorânea no domingo (25), além de mutirões de julgamentos em diversas comarcas do Estado.

Orquídea Santos
Assessoria de Comunicação do TJMA
(98) 3198.4370

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.