quinta-feira, 28 de julho de 2016

Delegada Especial da Mulher Fala do Trabalho realizado na cidade de Pedreiras-MA



                               Delegada Marília Vasconcelos de Moraes(DEM)
                               Pedreiras(MA)
                              

A Polícia Civil do Maranhão, através  Delegacia Especial da Mulher(DEM), em Pedreiras, sob o comando da delegada Marília Vasconcelos de Moraes,  vem realizando um  grande trabalho no que diz respeito ao acompanhamento das medidas protetivas concedidas as mulheres que solicitaram as medidas protetivas de urgência (por exemplo: afastamento do agressor do lar,  proibição de aproximação do agressor com a vitima etc) recebem visitas em suas residências da policia civil e da secretaria da mulher de Pedreiras.

  Alem das visitas,  essas mulheres preenchem um questionário que visa apurar a efetividade das medidas protetivas,  a necessidade de acompanhamento psicológico ou de assistente social,  bem como de advogado. Com este questionário também estamos mapeando a violência doméstica,  com o local mais frequente deste tipo de crime e com o perfil do agressor.

  O próximo passo é realizar projetos nos bairros onde esta violência se apresenta de maneira crescente e fazer um trabalho direcionado aos agressores. Para tanto, contaremos com o apoio do conselho tutelar,  secretaria da mulher,  Poder Judiciário e Ministério Público,  pois todos atuam em parceria. Com estas visitas realizadas nas residências das vítimas,  o Estado se mostra presente e preocupado com a violência doméstica,  inclusive nos antecipamos quanto a eventual 
descumprimento das medidas protetivas de urgência e representamos pela prisão preventiva.

  Este projeto de "patrulha da lei Maria da Penha" teve início em janeiro do corrente ano e vem surtindo os efeitos desejados,  quais sejam,  o esclarecimento das mulheres quanto aos seus direitos e a inibição da prática de novos atos de violência doméstica. 

  Esta semana se iniciou com um evento voltado à valorização da mulher,  cuja iniciativa foi do Tribunal de Justiça do Maranhão e disponibilizou serviços de saúde,  segunda via de documentos,  atendimento jurídico e houve a realização de palestras,  além de atrações culturais. A delegada da mulher de Pedreiras abordou o tema "cultura do estupro" e participou de um bate papo com a rede de atendimento à mulher,  esclarecendo acerca das medidas protetivas de urgência.


                                                     Por/Stenio Johnny
                                           Radialista/Repórter investigativo
                                                     RPJ/MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.