sábado, 16 de julho de 2016

Judiciário promove Semana de Valorização da Mulher



A necessidade de valorização da mulher e o combate à cultura do estupro, que normaliza a violência sexual e imputa à vítima a responsabilidade total ou parcial pelo crime serão temas de debate na I Semana Estadual de Valorização da Mulher que ocorrerá no período de 20 a 27 de julho. A organização é da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEMULHER), que tem como presidente a desembargadora Angela Salazar.
A Semana acontecerá com mutirão de julgamentos em todo o Maranhão, por meio de atividades como seminário, exposição artística, caminhada e panfletagem nos principais shoppings de São Luís.
Em São Luís, a abertura ocorrerá na quarta-feira (20), às 9h, no hall do Fórum Sarney Costa. A programação inclui um seminário no dia 21 (quinta-feira), às 19h30, com o tema “Gênero e violência contra a mulher: Discutindo a cultura do estupro”, tendo como palestrante a mestra em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, Tuanny Soeiro.
Na sexta-feira (22) será feita uma abordagem sobre a “Violência de gênero sob o olhar da mulher negra”, a partir das 9h, com a desembargadora aposentada e secretária Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Luislinda Valois.  “Os 10 anos da Lei Maria da Penha: Avanços e Desafios”, também será tema do evento, tendo como expositora a promotora de Justiça do Estado de São Paulo, Gabriela Manssur, às 10h30.
Das 14h às 15h, o defensor público do Estado de São Paulo, Júlio Camargo, discorrerá sobre o “Papel das instituições públicas e da sociedade civil na garantia dos direitos da mulher”.
“Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher” inclui-se também entre temas do evento, tendo como palestrante a juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ/ES), Hermínia Maria Silveira, às 15h30. O encerramento será feito com exibição de vídeos.
PAINEL - Para mobilizar a população sobre a temática da Semana de Valorização da Mulher está disponível, no Fórum de São Luís, uma caixa para doação de bonecas, que também poderão ser entregues na sede da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER) do Tribunal de Justiça do Maranhão – Rua do Egito, nº 167, Centro.
O painel é inspirado no “Muro das Bonecas” de Milão (Itália) e tem por objetivo levar a sociedade a refletir sobre como ela percebe a mulher em seus diferentes aspectos. Para participar, o interessado só precisa caracterizar a boneca com a sua visão sobre a mulher e fazer a doação. Após o encerramento do evento, as bonecas serão distribuídas entre os abrigos de crianças e adolescentes, existentes na capital.

Assessoria de Comunicação do TJMA
(98) 3198.4370

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.