terça-feira, 10 de janeiro de 2017

TJMA reúne autoridades da área da segurança pública, para debater sobre as questões referentes ao sistema prisional maranhense


                            Des. Cleones Cunha fala sobre reunião com a presidente do STF em Manaus. Foto: Ribamar Pinheiro/TJMA


O secretário de estado de  segurança pública Jefferson Portela esteve reunido com o desembargador presidente do TJMA, Cleones Carvalho, Desembargador Froz Sobrinho, e demais autoridades da área de segurança, com o objetivo de realizar um trabalho conjunto de prevenção a possíveis ações criminosas dentro do Complexo Penitenciário do Maranhão.
Para o Desembargador Cleones Cunha, é importante, que as instituições possam trabalhar em ações conjuntas e alinhadas, estando preparadas para qualquer tipo de intervenção, fatos como os que ocorreram recentemente em Manaus e em Roraima, não podem acontecer no Maranhão. Devemos ficar em alerta máximo, e sabermos lidar em qualquer situação que possa fragilizar o sistema prisional do estado. Dai a importância do trabalho em conjunto com as instituições de segurança pública. Disse com tom de preocupação o desembargador!
O Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, solicitou ao desembargador Cleones Cunha apoio junto ao governo federal e demais autoridades na defesa para que os presídios de segurança máxima que forem construídos pela União sejam geridos pelo Estado e que, seja construído pelo menos um em cada Estado. “Temos um problema sério com presos que são transferidos para presídios federais: entram em contato com outros presos de organizações criminosas e trazem tudo isso para nossos presídios quando retornam”, destacou, sendo apoiado por todas as autoridades presentes.
Quanto a questão de segurança pública, Jefferson Portela falou que o governo do estado, não tem medido esforços para garantir a paz e tranquilidade ao cidadão Maranhense, com aumento do efetivo,  aquisição de novas viaturas, reaparelhamento no sistema de segurança, com compras de armas de médio e grosso calibre, para o enfrentamento com as quadrilhas interestaduais, que tentam de alguma forma agir no interior do maranhão ou na capital, assim como treinamento e capacitação de policiais preparando-os, para qualquer tipo de de ação, para qualquer tipo de confronto.
 Todo esse aparato da segurança pública do estado estará pronto, pra qualquer tentativa de motim ou rebelião que possa acontecer no complexo penitenciário do Maranhão, através das nossas forças de segurança e do nosso serviço de inteligencia daremos uma resposta rápida e eficiente. Conclui!
O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Oliveira,disse estão sendo tomadas ações preventivas para qualquer eventualidade que venha a ocorrer no sistema prisional maranhense. “Estamos sempre em alerta e para prevenção diante dos acontecimentos, redobramos o trabalho em unidades mais problemáticas, de forma a impedir qualquer tentativa de ação e, mesmo que tentem, que não consigam prosseguir”, garantiu.
Estiveram presente a reunião, O desembargador Froz Sobrinho, o juiz auxiliar da CGJ-MA, José Américo Costa, os promotores Marco Aurélio Rodrigues, do GAECO, e Pedro Lino Curvelo, da 1º Promotoria de Execuções Penais, o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo, e o coronel da Polícia Militar Eduardo Simplício, representando o Comando Geral a Promotora Gerusa Capistrano(GAECO), dentre outras autoridades. 

                                  Por/Stenio Johnny RPJ/MA 0001541 ASCOM SSP
                                                Secretaria de Segurança Pública
                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.