segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

SSP intensifica medidas no combate ao crime rural na região de Balsas.

                           


O Subsecretário de Segurança Pública, Saulo Ewerton recebeu na manhã desta sexta-feira (20), por volta das 11h, o representante da Prefeitura do município de Balsas, José Gabriel, secretário municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, Ciência e Tecnologia e Inovação.
A visita objetivou uma agenda com as diretrizes da Segurança Pública para aproximar e ampliar o planejamento e operações de segurança no campo. No encontro foi focada a disponibilidade de efetivar ações mais amplas, no sentido de garantir o desenvolvimento na região e dificultar as ações criminosas ao setor agroindustrial.
Representando o Prefeito de Balsas, Erick Silva, o secretário municipal José Gabriel foi recebido no gabinete Secretaria de Segurança Pública, onde solicitou a viabilização de uma parceria com o poder público e a iniciativa privada, para dificultar e inibir ações criminosas nas fazendas.
                             
O secretário disse ainda que, de acordo com o Subsecretário da SSP Saulo Ewerton, será realizado um levantamento, com o reforço de orientação aos comandos das polícias militar e civil pra intensificar a repressão qualificada aos crimes, e que a parceria possa ser efetivada entre o poder público e privado, para que o desenvolvimento rural na região de Balsas possa ser mantido em crescimento.
O subsecretário Saulo Ewerton ponderou acerca do encontro, que o secretário municipal José Gabriel, trouxe algumas sugestões no auxílio das interações das ações no que concerne a segurança pública para o município de Balsas. Na oportunidade foi repassado ainda pelo Subsecretário, informações de ações já implementadas de enfrentamento aos crimes praticados contra a atividade do Agronegócio na cidade.
“O Sistema de Segurança vem fortalecendo as ações de enfrentamento aos crimes rurais na região, através do Comando do 4° Batalhão de Polícia Militar e da Delegacia Regional de Polícia Civil de Balsas, com o auxílio do Centro de Inteligência da Segurança Pública, reforçando assim a qualificação no trato das ocorrências, no combate a subtração de equipamentos e produtos agrícolas naquela região”.
              
                    
                    Unidades Táticas das Cidades e o Videomonitoramento


Saulo Ewerton destacou ainda que “as ações estão sendo desenvolvidas para dificultar a criminalidade nos municípios maranhenses. Doravante estamos ainda instalando Unidades Táticas das Cidades em 18 municípios. Inclusive nesta última quinta-feira (19), foi instalada uma dessas unidades nas proximidades de Balsas, precisamente em Fortaleza dos Nogueiras-MA. As Unidades Táticas, juntamente com o Comando de Operações e Sobrevivência em Área Rural (COSAR), destacado para atuação imediata em pontos estratégicos de municípios do interior maranhense, assim como equipes da SEIC, como o GRT, o Grupo de Resposta Tática e os Departamentos de Combate a Roubo a Carga; Roubo a Banco e Crime Organizado, nas operações Maranhão Mais Seguro, onde visam o combate aos crimes de roubo a banco, cargas, tráfico de drogas, na repressão e enfrentamento qualificado aos bandos criminosos que insistem em agir em território maranhense.
“Estas ações se comungam a este trabalho, que será desenvolvido no combate aos crimes contra o Agronegócio. O Sistema de Segurança está à disposição, no sentido de atuar fortemente na região de Balsas.
Estamos também propondo à Prefeitura de Balsas que analise a instalação do videomonitoramento no município de Balsas, através de recursos que podem ser comutados pela iniciativa privada, pela Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Associação do Criadores e Produtores Rurais, Instituições Financeiras e o Comércio local. Esta ferramenta certamente i favorecerá todo o planejamento e a operacionalização da ações de segurança pública local, sobretudo de policiamento e investigação”.
Ao final, o Subsecretário Saulo justificou a ausência do Secretário Jeferson Portela, que estava em deslocamento ao interior do Estado, em companhia do Cel. Pereira, para instalação de bases de UTC no sul do Maranhão e na região de Zé Doca. Nesse sentido sugeriu ainda um trabalho de integração com a Guarda Municipal e agendou definição da programação de instalação do Conselho do Programa Pacto pela Paz na cidade de Balsas, aproximando as ações através de convênios e parceria, sempre com muita responsabilidade e comprometimento com a população, concluiu o Subsecretário da SSP
  
Por: Mauro Wagner – ASCOM/SSP
Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.