segunda-feira, 20 de agosto de 2018

SÃO LUÍS SEDIOU COM ÊXITO O VII SEMINÁRIO NACIONAL DE DNA E LABORATÓRIOS FORENSES


Peritos criminais de todos os estados fizeram-se presentes ao evento 

Foi realizada na noite da quarta-feira(15), no auditório do Fórum Desembargador José Sarney Costa em São Luís-MA, a solenidade da abertura do VII Seminário de DNA e Laboratórios Forenses, reunindo peritos criminais de todo o país. Autoridades civis e militares estiveram presentes ao evento, que teve o seu início com a execução do hino nacional brasileiro, em seguido tivemos as falas das autoridades que compuseram a mesa.


O evento foi promovido pela Associação da Polícia Técnico-Científica do Maranhão(APOTEC), com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública(SSP), TJMA e demais órgãos que contribuíram para a realização desse importante Seminário que encerrou coroado de êxito na sexta-feira(17)

No final do Evento o Perito Criminal  Miguel Alves Superintendente da Polícia Técnico-Científica, parabenizou a Associação Brasileira de peritos Criminais e a Associação da Polícia Técnico-Cientifica(APOTEC), pela realização desse grande evento que reuniu peritos de todos os estados da federação, assim como agradeceu o apoio dado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública que tem como gestor o secretário Jefferson Portela, ao Tribunal de Justiça do Estado, ao Ministério Público, as forças de segurança do Maranhão, assim com a participação das forças federais que estiveram representadas nesse grandioso evento, que acolheram e apoiaram o VII Seminário de DNA e Laboratórios Forenses e a reunião do Conselho Nacional de Perícia Criminal.

Destacou o avanço dos trabalho da genética forense que levou o Maranhão ao primeiro ligar no ranking nacional, na categoria de perfis genéticos dos condenados por crimes hediondos, o que permite um avanço muito grande no que diz repeito a investigação criminal e Enfatizou que a realização do VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forense, também serviu  para consolidar os trabalhos periciais realizados pelos peritos maranhenses.


                                 
                                       Perito Miguel Alves Superintendente da SPTC
                                     
                                          Érica Oliveira/Presidente da APOTEC-MA                                                                                                 
                                   Perita Érica Oliveiria ao lado do repórter Stenio Johnny

A Perita Oficial do Estado e presidente da Associação da Polícia Técnico-Cientifica Érica Oliveira falou a nossa reportagem que a Associação Brasileia de Criminalística realiza em todo o Brasil seminários nacionais em rodas as áreas da Genética Forense, esse ano a APOTEC ficou responsável pela realização desse evento aqui em São Luís-MA, o que é motivo de orgulho pois é uma honra para nós, São Luís sediar o VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses com a participação dos profissionais da perícia técnica do Brasil, peritos consagrados internacionalmente. Durante a realização desse evento os nossos palestrantes, estarão debatendo assuntos relacionados ao DNA e laboratórios Forenses.

                                   
                                       

Para a Perita Oficial Sandra Santos,Superintendente da Polícia Técnico Científica de Pernambuco e Presidente do Conselho Nacional de Perícia Criminal, a realização do II Seminário de DNA Laboratórios Forenses foi importante para o fortalecimento da Perícia Criminal no Brasil e que o Estado do Maranhão está de de parabéns por sediar esse evento que reuniu peritos criminais de todos os estados brasileiros, que em três dias debateram sobre assuntos importantes relativos a rotina pericial brasileira. Disse que os trabalhos dos  peritos criminais e médicos legistas são de extrema importância e indispensáveis para que o Brasil mude esse quadro de violência.


                                       Roberto Simão Superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de Minas Gerais


Conversamos também com o Perito Criminal Roberto Simão Superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de Minas Gerais, que falou das reuniões e debates que aconteceram durante o evento, com os dirigentes do Conselho Nacional de Polícia Técnico- Científica, classificando de positivo  realização desse seminário, pois nesse encontro foram debatidos diversos assuntos relativos ao trabalhos pericias no Brasil

Parabenizou o Maranhão pela organização do Evento, destacando o trabalho do Perito Criminal Miguel Alves Superintendente de Polícia Técnico-Científica, agradeceu a equipe da SENASP, que se fez presente ao evento e disse que encontros como esses trazem o fortalecimento de conceitos tecnológicos e novas metodologias de exames periciais, o que só vem engradecer os trabalhos periciais realizados em todo o país. Foi sem dúvida alguma um grande encontro onde houveram debates e trocas de informações relativos a esse trabalho tão importante desenvolvido pela Polícia-Técnico Cientifica do Brasil. Concluiu!

Fizeram-se presentes ao evento o Secretário de Estado da Segurança Pública Jefferson Portela, Desembargador João Santana, Procurador Geral da Justiça do Maranhão, Luís Gonzaga Martins Coelho, Dra. Sandra Maria Santos, Diretora da Polícia Científica de Pernambuco e Presidente do Conselho Nacional de Perícia Criminal, Dra Érica Oliveira presidente da APOTEC, Dr. Aggio Diretor do Departamento de Política de Segurança Pública da SENASP, Dr. Walney Almeida vice-presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Coronel Luongo Guerra Comandante da PMMA acompanhado da sua Esposa, representantes das Forças Armadas peritos de todos os estados da federação e demais autoridades presentes.



Perito Criminal Miguel Alves Superintendente da SPTC


Érica Oliveira/Presidente da APOTEC-MA
                                         


                                          Roberto Simão Superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de Minas Gerais

                                         

Sandra Santos/Presidente do Conselho Nacional de Perícia Criminal
                                          






                                             
                                              Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                                                                                   OJIE




  
                                                                           Por: Stenio Johnny
                                                                  Radialista/Repórter Investigativo
                                                                          RI/RPJ-MA 000154

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.