sexta-feira, 17 de agosto de 2018

SÃO LUÍS SEDIA O VII SEMINÁRIO NACIONAL DE DNA E LABORATÓRIOS FORENSES



Foi realizada na noite da quarta-feira(15), no auditório do Fórum Desembargador José Sarney Costa em São Luís-MA, a solenidade da abertura do VII Seminário de DNA e Laboratórios Forenses, reunindo peritos criminais de todo o país. Autoridades civis e militares estiveram presentes ao evento, que teve o seu início com a execução do hino nacional brasileiro, em seguido tivemos as falas das autoridades que compuseram a mesa.

O evento foi promovido pela Associação da Polícia Técnico-Científica do do Maranhão(APOTEC), com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública(SSP), TJMA e demais órgãos que contribuíram para a realização desse importante evento

A reportagem SJNOTÍCIASMA conversou com  o Secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão Jefferson Portela, que falou  da importância de São Luís-MA, está realizando um evento a nível nacional que é o IV  Seminário de DNA e Laboratórios Forenses

Disse que a realização desse evento na capital maranhense é um reconhecimento do trabalho dos Peritos Criminais do Estado, uma auto relevância para o Sistema de Segurança e para Maranhão que recebe profissionais da Perícia Criminal de todos os Estados brasileiros como palestrantes e participantes desse seminário e a sociedade maranhense que também se faz presente em conjunto com os órgãos que compõem as forças de segurança pública do Maranhão.


Destacou a importância do trabalho dos peritos criminais na elucidação dos crimes através da coleta de vestígio que possam identificar os verdadeiros autores. Disse não existe crime perfeito! Cientificamente isso já foi comprovado pelo trabalho técnico científico que é realizado pelos peritos que através de exames periciais conseguem elucidar um crime.

Ressaltou que a realização do VII Seminário de DNA e Laboratórios Forenses só vem engradecer o nosso Estado em poder sediar um evento de grande magnitude que destaca a qualidade dos trabalhos periciais realizados pela Policia Técnico-Científica do Maranhão o que nos deixa honrado por São Luís poder sediar esse evento.





Miguel Alves Superintendente da SPTC

Para o Perito Miguel Alves Superintendente da Polícia Técnico-Científica, a realização do VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forense, vem consolidar os trabalhos periciais realizados pelos peritos maranhenses.

O superintendente parabenizou a Associação Brasileira de peritos Criminais e a Associação da Polícia Técnico-Cientifica(APOTEC), pela realização desse grande evento que reúne peritos de todos os estados da federação, assim como agradeceu o apoio dado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública que tem como gestor o secretário Jefferson Portela, ao Tribunal de Justiça do Estado, ao Ministério Público, as forças de segurança do Maranhão, assim com a participação das forças federais que estiveram representadas nesse grandioso evento, que acolheram e apoiaram o VII Seminário de DNA e Laboratórios Forenses e a reunião do Conselho Nacional de Perícia Criminal.

Destacou o avanço dos trabalho da genética forense que levou o Maranhão ao primeiro lugar no ranking nacional, na categoria de perfis genéticos dos condenados por crimes hediondos, o que permite um avanço muito grande no que diz repeito a investigação criminal


 Érica Oliveira/ Presidente da (APOTEC)

A Perita Oficial do Estado e presidente da Associação da Polícia Técnico-Cientifica Érica Oliveira falou a nossa reportagem que a Associação Brasileira de Criminalística realiza em todo o Brasil seminários nacionais em rodas as áreas da Genética Forense, esse ano a APOTEC ficou responsável pela realização desse evento aqui em São Luís-MA, o que é motivo de orgulho pois é uma honra para nós, São Luís sediar o VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses com a participação dos profissionais da perícia técnica do Brasil, peritos consagrados internacionalmente. Durante a realização desse evento os nossos palestrantes, estarão debatendo assuntos relacionados ao DNA e laboratórios Forenses.

O Desembargador João Santana Neto, que representou o presidente do Tribunal de Justiça Desembargador  Joaquim Figueiredo, disse que o VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses com a participação de peritos de todos os estados, é um evento importantíssimo para o Maranhão.

A perícia criminal contribui para que o judiciário declare direitos as partes. É através do Estudo técnico-cientifico feito pelo trabalho pericial, que teremos a munição a luz da justiça para fundamentar uma  sentença.


Fizeram-se presentes ao evento o Secretário de Estado da Segurança Pública Jefferson Portela, Desembargador João Santana, Procurador Geral da Justiça do Maranhão, Luís Gonzaga Martins Coelho, Dra. Sandra Maria Santos, Diretora da Polícia Científica de Pernambuco e Presidente do Conselho Nacional de Perícia Criminal, Dra Érica Oliveira presidente da APOTEC, Dr. Aggio Diretor do Departamento de Política de Segurança Pública da SENASP, Dr. Walney Almeida vice-presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Coronel Luongo Guerra Comandante da PMMA acompanhado da sua Esposa, representantes das Forças Armadas e demais autoridades presentes


                                               Secretário de Segurança Jefferson Portela
                                                 https://youtu.be/AFVZeNZB6AM
                                             
                                                 Miguel Alves Superintendente da SPTC
                                                      https://youtu.be/6SgnqaHkwls

                                                 Érica Oliveira presidente da APOTEC


Desembargador João Santana Neto
                                       


Imagens do Evento
                                         




 
  Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                                                                             OJIE




  
                                                                      Por: Stenio Johnny
                                                          Radialista/Repórter Investigativo
                                                                      RI/RPJ-MA 000154

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.