quinta-feira, 29 de novembro de 2018

MULHER | 12ª Semana da Justiça pela Paz em Casa promove ações em diferentes pontos de São Luís


                            Material informativo sobre violência contra a mulher foi distribuído na Feira Livre do Anjo da Guarda. Foto: Ribamar Pinheiro/ TJMA
Material informativo sobre violência contra a mulher foi distribuído na Feira Livre do Anjo da Guarda. Foto: Ribamar Pinheiro/ TJMA


Exibição de filme, palestras e distribuição de material informativo foram ações já realizadas ao longo da semana na capital maranhense.


Até esta sexta-feira (30), está sendo realizada em todo o país a 12ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa que integra a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. No Judiciário maranhense, além do julgamento de processos que envolvem esses casos de violência, estão acontecendo diversas ações multidisciplinares desde a segunda-feira (26), organizadas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMulher / TJMA), presidida pela desembargadora Angela Salazar.
Na tarde de segunda-feira (26), 23 mulheres residentes na área dos bairros do Turu, Divineia, Vila Luizão e outros, participaram do projeto “Cine Mulher”, que exibiu o filme brasileiro “Vidas Partidas”, seguido de uma roda de conversa sobre gênero e violência doméstica. A ação foi fruto de uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social do Turu e Unidade de Segurança Comunitária da Divineia.
Já na terça-feira (27), a equipe interdisciplinar da CEMulher iniciou um novo ciclo de palestras, desta vez, em parceria com as escolas de formação de vigilantes. A primeira contemplada foi a Academia de Formação de Vigilantes (AFV) do Monte Castelo.
Bastante receptivos à iniciativa, os futuros profissionais de segurança privada tiveram a oportunidade de conhecer mais e se engajar na luta contra as violações dos direitos das mulheres. Foram 84 alunos contemplados em palestras realizadas em duas turmas de formação pela assistente social Josemary Almeida e psicólogas Edla Ferreira e Éricka Nascimento.
Na manhã desta quarta-feira (28), a ação da Semana da Justiça pela Paz em Casa levou informação para a Feira Livre do Anjo da Guarda por meio do projeto “Lei Maria da Penha: Caminhos para a (Re) Construção da Cidadania e Paz Familiar”. Mais de 1,7 mil pessoas foram abordadas e receberam material produzido pela CEMulher do TJMA que explica mais sobre a Lei Maria da Penha e violência doméstica e familiar contra a mulher.
PROGRAMAÇÃO
A 12ª Semana da Justiça pela Paz em Casa segue até a sexta-feira (30) com a realização de audiências concentradas no Fórum de São Luís, além de atividades especiais. A atividade que estava programada para quinta-feira (29) foi transferida para sexta-feira (30), fechando a semana com a realização de duas atividades:
9h – Realização da oficina “Construindo uma cultura de sororidade” para mulheres internas na Unidade Presional de Ressocialização Feminina de São Luís (Pedrinhas);
15h30 – Palestra sobre a Lei Maria da Penha e violência contra a mulher (projeto Aprendendo com Maria da Penha no Cotidiano) para operários da construção civil no canteiro de obras da Construtora Engeplan Engenharia (Turu).
No Fórum de São Luís, uma comissão de cinco juízes continua trabalhando no julgamento de ações relativas à violência contra a mulher oriundas das comarcas de Coroatá, Chapadinha, Timon, Bacabal, Santa Inês, Pinheiro e Termo Judiciário de São José de Ribamar.
São quatro salas, no 5º andar do Fórum, funcionando com audiências simultâneas ao longo desta semana para analisar mais de 900 processos para proferimento de sentença, despacho e decisão. Na oportunidade, as equipes multidisciplinares das unidades judiciais prestam orientações às partes e distribuem material informativo.


Veja mais imagens das ações no Flickr do TJMA.
Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.