quarta-feira, 14 de novembro de 2018

EXCLUSIVO! SECRETÁRIO DA SEAP É ALVO DE DENÚNCIAS


                                          Resultado de imagem para fotos do secretário da seap murilo andrade     
                                               Murilo Andrade Secretário da SEAP         

A Secretaria de Estada de Administração Penitenciária, desde que o secretário mineiro Murilo Andrade assumiu a pasta, se transformou em cabide de empregos para mineiros amigos do gestor da pasta e amigos empresários de Minas Gerias, que tem suas empresas prestando serviço a SEAP com a conivência do governador comunista do Maranhão, que faz vistas grossas para essa situação.

As irregularidades administrativas na SEAP são vistas a olho nu. Segundo alguns servidores só Dinóquio não enxerga, deixando Murilo Andrade solto para fazer o que quiser, como se aquela secretaria fosse uma fazenda da sua propriedade, o que vem causando um certo descontentamento por parte da classe dos Agentes Penitenciários que se sentem discriminados e perseguidos pela gestão Murilo Andrade no Sistema Penitenciário do Maranhão.

O Núcleo de Inteligência do Departamento de Jornalismo SJNOTÍCIASMA, recebeu no início desse mês denúncias veladas, dando conta que o secretário Murilo Andrade, teria emplacado mais um colega mineiro em um dos quadros funcionais da SEAP.

Na verdade a nomeação desse cidadão mineiro, amigo do secretário Murilo Andrade aconteceu em 2016, onde o governador Flávio Dino teria a pedido do próprio secretario, nomeado o mineiro, Rafael Velasco Brandani, Diretor da UPRS 7, no complexo penitenciário de São luís-MA. Detalhe! Esta unidade prisional segundo informações obtidas pela nossa reportagem. Não existe!

Segundo a fonte, a nomeação do mineiro Rafael Velasco amigo do secretário da SEAP, Murilo Andrade para a direção da Unidade Prisional de ressocialização São Luís 7(UPRS 7), que só existe na cabeça do governador Flávio Dino e do secretário Murilo, teria sido publicada no Diário Oficial do Estado em 30/12/16.

Consta ainda na denúncia que várias contratações irregulares de servidores tem sido realizadas, inclusive de diretores de unidades prisionais sem serem habilitados para a função, fora contratos milionário com empresas, onde seus proprietários, tem vínculo de amizade com o secretário Murilo Andrade.


Veja aqui cópia de um dos contratos milionário celebrado entre SEAP  e a empresa TICKET SOLUÇÕES HDFGT S/A em maio de 2017

                                       

Ainda segundo a fonte, é comum encontrar servidores que são parentes ou amigos mineiros do secretário assim como, empresas mineiras prestando serviços a SEAP, o que vem acontecendo desde quando Murilo Andrade assumiu a pasta em 2015, fora outras irregularidades administrativas e possíveis pactos com facções para evitar fugas e mortes nos presídios do Maranhão e outras irregularidades que ocorreram e vem correndo na gestão do secretário Mineiro Murilo Andrade na SEAP, que nunca foram apuradas pelo governo Estado. Disse a fonte!


                                         Resultado de imagem para fotos do secretário da seap murilo andrade

Murilo Andrade aparece na propaganda midiática do governo, como o secretário que acabou com as rebeliões e mortes nos presídios do Maranhão, criticando o governo Roseana, dizendo que na gestão passada o Estado era o número um no ranking nacional de mortes em presídios e no atual governo foi zerado esse índice. 
O Governo Flávio Dino esquece apenas de dizer que em seus dois primeiros anos  e meio de governo, foram marcados pelo o maior número de fugas em presídios de todos os governos que o Maranhão já teve, sendo que duas delas foram fugas cinematográficas, com repercussão nacional e internacional, fugas que dariam pra fazer uma filme com o título: "Operação Fuga em Presídio do Maranhão".
MAS QUEM É MURILO ANDRADE E COMO ELE DESCEU DE PARAQUEDAS NO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO MARANHÃO
O secretário da SEAP Murilo Andrade, é um mineiro que há um bom tempo trabalha na gestão penitenciária, chegou a ser secretário de administração penitenciária em Minas Gerais, na gestão do seu particular amigo senador Aécio Neves, no ano em que o parlamentar foi governador em Minas.

Incentivador da privatização em presídios, Murilo Andrade há um bom tempo, vinha paquerando o Sistema Prisional do Maranhão. A primeira investida de Murilo para ser secretário de administração penitenciária em nosso Estado, foi ainda no governo Roseana Sarney.

 Vejam o que aconteceu!

"O bom Mineiro", Murilo Andrade, apadrinhado pelo amigo senador Arécio Neves, teve indicação do então ministro da justiça do governo Dilma, Eduardo Cardoso, carta branca para assumir a SEJAP em dezembro de 2013 que era comandada pelo delegado Sebastião Uchôa.

O secretário Murilo Andrade desembarcou de mala e cuia mineira em São Luís, rumo a SEJAP, hoje SEAP, onde lá ia contar com o apoio da sua outra mala sem alça chamada Camila Neves que já estava atuando na SEJAP, como assessora especial do governo uma  espécie de "Limpa terreno", para que Murilo assumisse a secretaria.

Acontece que um grupo de delegados eficientes do Maranhão, resolveram investigar a vida pregressa de Murilo, após uma pincelada de investigações, descobriram coisas negativas que não eram compatíveis com o cargo de Secretario de Estado de Administração Penitenciária que Murilo iria assumir no Maranhão.

Segundo informações, na época tramitava inclusive um processo em desfavor de Murilo Andrade em Minas Gerais por desaparecimento na sua gestão como secretário, de armas, de grosso e médio calibre inclusive pistolas P. 40.

Para completar a então Governadora Roseana Roseana Sarney, recebeu  da Associação de Amigos e Familiares De Pessoas Em Privação De Liberdade de Minas Gerais uma carta repudiando a indicação de Murilo Andrade para o cargo de secretário de Administração penitenciária do Maranhão.

A tomar conhecimento das informações negativas contra Murilo Andrade e da intenção de Murilo privatizar os presídios do Maranhão, Roseana bateu o martelo e disse não ao ministro da justiça e mais do que isso, mandou "O bom mineiro" Murilo Andrade e Camila Neves de mala e cuia em um "Trem Bom" de volta a Minas Gerais. Oh Minas Gerais!

Depois de fracassar na primeira investida, para a surpresa dos maranhenses, Murilo Andrade caiu de paraquedas no governo Flávio Dino, como secretário da SEAP.

VEJA aqui! Com exclusividade do SJNOTÍCIASMA, cópia da carta repúdio da Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade, a nomeação de Murilo Andrade para Secretaria de Estado da Administração Penitenciária no governo Roseana em 2013.


LEIA COM ATENÇÃO!

                                            Resultado de imagem para fotos do secretário da seap murilo andrade

Nota de Repudio

A Associação De Amigos e Familiares De Pessoas Em Privação De Liberdade tomou conhecimento através de informações de militantes em Direitos humanos, que o Sr. Murilo Andrade esta contado para ser o novo gestor prisional do Estado do Maranhão, o que nos sucita perplexidade tendo em vista a atuação temerária em relação as ações deste cidadão a frente da sub-secretaria de administração penitencia do Estado de Minas Gerais, onde o GAFPPL tem sua atuação. E este descontentamento são embasados nos seguintes tópicos que passamos a elencar:

1- Em visita de monitoramento realizado no complexo penitenciário da Parceria Publico Privado - PPP localizado na cidade de Ribeirão das Neves/MG, Pela sua Presidenta, Maria Tereza Dos Santos, que também é conselheira no Conselho Estadual de Direitos Humanos - CONEDH - que o Sr. Rogério Dias De Freitas, atua como Diretor de segurança naquela unidade prisional, contratado pelo consórcio que faz a gestão desta parceria, a GPA, neste sentido, sabedores somos que o mesmo responde um processo na qual o detento J.P.S.S foi torturado até a morte em uma unidade prisional onde o mesmo era diretor. Este processo tramita na justiça publica da Comarca de Ribeirão das Neves na 2° Vara criminal sob o numero:

0214106-.8.13.0231(http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_resultado.jsp…), onde há mais de 40 agentes prisionais indiciados pela pratica de tortura seguida de morte da vitima J.P.S.S, inclusive o Diretor da unidade prisional da PPP o Sr. Rogério Dias de Freitas. Isto posto, informamos tanto ao Secretario de Defesa social à época, Rômulo Ferraz, quanto ao Sub secretario Murilo Andrade deste absurdo, tendo por parte do Secretario Rômulo a garantia que o tido diretor torturador iria ser afastado, fato este que nunca se concretizou, sendo que o mesmo até hoje trabalha diretamente com o publico prisional, sendo diretor de segurança da unidade da PPP.

Já quanto ao Sr. Murilo Andrade, para além de nunca ter nos recebido, alardeou que não era babá de preso, e que ter um diretor do “duro” era conveniente a sua administração para colocar o preso em seu devido lugar; Esgotamos todos os órgãos de denuncia no Brasil e pensamos em levar o caso para a corte interamericana de Direitos Humanos;

2- Vale ressaltar que o Sr. Murilo Andrade, antes de ser um entusiasta das Apac’s, é um grande incentivador e apoiador das parcerias publico privadas, aos olhos desta Associação, o mesmo nos parece como um grande “despachante” a serviço de consórcios com fins de privatizar os presídios mineiros. Em tempo, disponibilizamos um documentário que foi proibido aqui em Minas (pelo governo Aécio Neves, que o Sr. Murilo faz parte), onde retrata a dimensão do que representa o sistema de PPP do sistema prisional (nesta matéria, inclusive o Senhor Murilo defende o modelo da PPP com unhas e dentes, tal qual um despachante) :http://apublica.org/2014/…/quanto-mais-presos-maior-o-lucro/

Segue para vossas apreciações matéria criticando o trabalho semi escravo implantado por este cidadão nas penitenciarias de minas, é uma matéria vinculada no “NEW YORK TIMES” onde o próprio sub secretario aparece defendendo este modelo de exploração: (http://www.nytimes.com/…/brazilian-prisoners-manufacture-so…)

3- Não menos importante, na administração do Sr. Murilo Andrade a construção das apac’s somente encolheu, quase nenhum investimento foi realizado na implantação de novas apac’s, e este não investimento, destoa do grande investimento em PPP por todo Estado.
De fim, esta associação lamenta profundamente que um cidadão com este perfil truculento e insensível as causas de Direitos Humanos seja cotado para assumir a gestão prisional de um estado que enfrenta a duras penas um caos em seus presídios.
Percebemos que devido a estas dificuldades que o estado passa, é terreno fértil a oportunistas como o Sr. Murilo Andrade, colocar em pratica a venda do sistema prisional para a iniciativa privada. Aproveitam o caos, para “vender” a equação do problema, com o engodo da PPP prisional.


Associação De Amigos e Familiares De Pessoas Em Privação De Liberdade
PS: temos como comprovar através de contatos/referencias e documentos toda a narrativa que foi exposta acima.




Rua Dos Tupinambás, 179, 15° andar, sala 156, Ed. Principe de Gales- Centro- Belo Horizonte – MG – CEP 30.120-070 
Tel.: 31-32740337

31-35823320







                                                                
                                   
                                    Operações Jornalísticas Investigativas Especiais                                                                   OJIE




  
                                                          Por: Stenio Johnny
                                                Radialista/Repórter Investigativo
                                                          RI/RPJ-MA 0001541
                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.