segunda-feira, 12 de novembro de 2018

DELEGADO SEBASTIÃO UCHÔA EM CARTA ABERTA AO POVO DO MARANHÃO FALA DA SUA TRAJETÓRIA NA ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO


                                                  Delgado Sebastião Uchôa

20 anos de Maranhão e 33 anos de deveres cumpridos para com o Brasil, Pernambuco e Recife com um breve adeus, hoje se consagram. E, sem registro, não poderiam ficar, obviamente.


Há exatamente 20 anos estava tomando posse no cargo de Delegado de Policia no Maranhão, pós ter enfrentado um longo e complexo concurso com várias etapas, especialmente com um Curso de Formação com vários e  eternos meses na Academia Nacional de Policia do Departamento de Policia Federal em Brasilia nos meados de 1997.


Nada foi fácil, embora já trouxera para o Maranhão quase 13 anos de experiências no serviço público nos campos das Forças Armadas ( aproximadamente anos ), Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco e Comando da Guarda Municipal do Recife, afora estágios na Fundação de Cultura de Pernambuco - FUNDARPE por dois anos, de onde carregava na bagagem tempos de serviços, elogios e pouca idade, já que começara minha jornada de trabalho na fileiras da Marinha de Guerra do Brasil - MB com 16/17 anos de idade...

No Maranhão desde da primeira lotação na Delegacia do Município de Pastos Bons, à então  Casa de Detenção em Pedrinhas, Delegacia Regional de Pinheiro, Centro de Defesa Social Área Leste, Superintendência da Capital por duas vezes, Secretaria adjunta de Administração Penitenciária, Direção Geral da Academia de Polícia Civil, Secretaria de Secretaria de Administração Penitenciária e diversos Distritos Policiais na Capital e por em todos os Plantões da Policia Civil localizados na Região Metropolitana da Grande São Luís do Maranhão.

Assumir casos complexos de desafios nas mais diversas direções de presidências de investigações policiais à Administração de órgãos policiais e do Sistema Penitenciário maranhense durante toda a minha trajetória funcional.Sempre os honrando ética, legal e moralmente, mesmo enfrentando tantos desatinos, vícios funcionais e até sofrendo perseguições por optar caminhar pelas trilhas das portas estreitas.


                                     


Casos complexos de elucidação de crimes a exemplos da identificação e prisão do matador em série das crianças no Maranhão e Altamira no estado do Pará (Francisco das Chagas), bem como assassinatos de homossexuais na Guajajara por também serial killer (Davi Gomes Sena), associado a complexa investigação do então denominado Crime Organizado do Maranhão ente 1999 a 2002 com elucidação completa do covarde assassinato do Delegado Stenio Mendonça próximo à Praça do Pescador localizado na Litorânea, dentre outas acoes, tiveram orgulhosamente minha decisiva e contundente participação, afora inúmeras importantes operações Policiais sob minha coordenação direta e vários gerenciamentos de crises em ambientes penitenciários tanto na capital como no interior do estado em inúmeras missões recebidas e destemidamente cumpridas, muitas vezes sob fortes riscos de vida, cujos retornos sã e salvo, só me geravam palavras de gratidão a Deus por tudo.

Mesmo diante de tantas responsabilidades ainda conseguir realizar duas pós graduações na Universidade Federal do Maranhão, sendo uma de Especialização em Docência Superior e outra de Gestão em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, ambos por meio de processos seletivos, assim como ministrei  aulas nas Academias da Policia Militar e da Civil, como também em Entidades de Ensino Superior com sucessivas palestras nos mais diversos campos das Ciências Criminais.

Sou demasiadamente grato por tudo, onde praticamente recebi mais de 14 títulos e comendas das mais diversas instituições públicas por relevantes serviços prestados e até títulos de Cidadão Maranhense e Ludovicense das respectivas Casas Legislativas e mais recentemente a receber a Medalha Manoel Bekcmam.






                                                                                                             Repórter Stenio Johnny e filhas, ao lado do delegado Uchôa e o amigo Marcos


Delegado Sebastião Uchôa ao lado da amiga, ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney

Posteriormente será lançado um livro contendo 20 casos clássicos de Crimes elucidados e gerenciamento de crises ao longo do 20 anos acima, embora pretendo narrá- los aos poucos ainda neste espaço de rede social ante o fantástico alcance. Na verdade, será uma forma de separar mitos, verdades, possíveis equívocos ou até omissões de algumas narrativas de alguns meios de comunicação de massa no estado em torno dos acontecimentos por mim vividos intensiva e tecnicamente, falando.

Assim, a Deus, Jesus, famílias lá do meu querido Recife e daqui (esposa e filhos), aos  amigos também de lá e aos novos adquiridos durante toda a trajetória supra especialmente aos da turma de formação profissional de Brasília que honraram e honram pelo distintivo recebidos, minha eterna gratidão e lembrança. Se os magoei pelas ausências e indisposições muitas vezes, é porque sempre procurei honrar com as obrigações e compromissos assumidos, até para que na volta das missões, investir-me-ia das diversas sensações dos deveres cumpridos. 

Nada mais a registrar por este momento, desejo a todos e todas  muita PAZ hoje e sempre, AMÉM com simbólico ADEUS na linha da trincheira encerrada!!!!


O repórter Stenio Johnny titular do SJNOTÍCIASMA, vem de público parabenizar o delegado Sebastião Uchôa por esses 20 anos de servições prestados a segurança pública no Maranhão.

Desses 20 anos, dez anos tive a oportunidade como repórter investigativo de acompanhar o trabalho do Dr. Uchôa, inclusive trabalhar na sua assessoria de comunicação durante o período que ele foi secretário da SEJAP, atual SEAP.

Dr. Uchôa pra mim foi mais que um delegado, um secretário de Estado e um chefe. Uchôa  foi um grande irmão, o amigo nas horas incertas, um grande técnico da segurança pública que o Estado e a imprensa maranhense tem que reconhecer e valorizar o seu trabalho no Maranhão durante esses 20 anos de trabalho.

Desejo ao amigo Sebastião Uchôa, muitas e muitas felicidade, que Deus possa estender as suas mãos poderosas sobre a sua vida e possa dar a ele em dobro, tudo de bom que ele fez pela segurança do nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.