segunda-feira, 11 de agosto de 2014

SSP investe em projetos sociais com o objetivo de combater a criminalidade




 
 
Com o objetivo de combater a criminalidade e promover políticas púbicas, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (SADAI), desenvolve uma política de prevenção com inúmeros projetos que visam a inclusão social de crianças, jovens e adultos em estado de vulnerabilidade social.
 
Os projetos são frutos de parcerias firmadas com diversas instituições, tais como: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), entre outras.
 
Dentre os cursos oferecidos estão: Inclusão Digital, Logística, Bombeiro Hidráulico, Eletricista Predial, Construção Civil, Logística Portuária e Auxiliar de Comércio Exterior. 
 
No último dia 31, a SADAI formou 120 jovens nas áreas de Auxiliar de Serviço de Comércio Exterior, Eletricista e Instalador Predial. Os cursos oferecidos foram uma parceria da SSP com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Fundação de Memória da República Brasileira. Nos últimos três anos, mais de 20 mil jovens foram formados.
 
Em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão e o Ministério da Justiça, através da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), são ofertados os cursos de Direitos Humanos, Mediação de Conflitos e Gestão em Segurança Pública. Além da comunidade, estes cursos são disponibilizados também para policiais civis, militares, bombeiros militares e guardas municipais.
 
Para o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior, os projetos são estímulos para integração social dos jovens. “Esses projetos promovem cidadania. Com essas ações, os jovens tem a autoestima elevada, podendo vislumbrar, a partir de então, um novo futuro”, destacou.
 
Dentre os polos onde são ministrados os cursos estão: a Paróquia São João Calábria, na Cidade Operária, onde funcionam cursos na área de informática; os Quartéis da Polícia Militar; as Supervisões de Áreas Integradas de Segurança Pública (SAISP); a Unidade de Segurança Comunitária (USC) da Divinéia; as Academias Integradas da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. 
 
O coronel Antônio Roberto informou também que logo que sejam concluídas as USC’s do Coroadinho e da Cidade Olímpica, serão instalados projetos nas unidades.
 
 
 A SADAI promove também, reuniões constantes com conselheiros comunitários para discutir problemas de segurança nos bairros. A comunidade recebe palestras sobre violência, drogas e assuntos relacionados à segurança.
 
“Todas essas ações aproximam a comunidade do sistema de Segurança Pública. São projetos de cunho preventivo, capazes de transformar vidas”, enfatizou o coronel Antônio Roberto dos Santos.
 
 
Fonte: Ascom/SSP-MA
Coordenação/Josilma Bogéa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.