quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Secretário da Sejap Sebastião Uchôa, será homenageado com o título de cidadão Maranhense

 
 
 
 
 

O Secretário de Estado de Justiça e da Administração Penitenciária(Sejap) Sebastião Uchôa será homenageado na ascembleia legislativa do maranhão na quinta-feira(07) com o titulo de cidadão Maranhense, o autor  da monção  é o deputado Raimundo Louro, Sebastião Uchôa Receberá o título pelos relevantes serviços prestados ao estado na área de segurança pública. 
 
  Sebastião Albuquerquer Uchôa Neto(46) é pernambucano, natural de Recife, casado, pai de dois filhos reservista 1ª Categoria com 5 anos de serviços prestados à Marinha de Guerra do Brasil como fuzileiro naval, tendo saído com conceito 5 de excelência em conduta disciplinar funcional, no Curso de Especialista em Artilharia.

É bacharel em Direito tendo iniciado o curso no Rio de Janeiro na faculdade Cândido Mendes, onde cursou os primeiros períodos, sendo posteriormente transferido para Universidade Católica de Pernambuco é Especialista em Docência Superior pela Universidade Federal do Maranhão. Foi Agente de Segurança Penitenciária – ASP (Cargo Efetivo) da Secretaria de Justiça do estado de Pernambuco; Encarregado de recurso humanos da Superintendência do Sistema Penitenciário de Pernambuco – SUSIPE.

 Diretor executivo do presídio Prof. Aníbal Bruno com relevantes serviços prestados e obtenção de elogios da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco; Assessor Especial do então Secretário de Estado da Justiça de Pernambuco.
Curso de Capacitação de Servidor Policial, de Lavagem de Dinheiro e Crime Organizado, de Anti-sequestro/SP, Procedimentos de Inteligência pela Agência Brasileira de Inteligência,


 Sebastião Uchôa Cargos exercidos no Maranhão:
- Delegado de Polícia Civil (Cargo Efetivo); Chefe da Casa de Detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas;
- Delegado Regional de Pinheiro; Supervisor do Centro Integrado de Defesa Social Leste;
- Superintendente de Policia Civil da Capital (2004/2005);
- Secretário Adjunto de Administração Penitenciária (2005/2006)
- Ex-Diretor Geral da Academia Integrada de Segurança Pública – AISP/MA (2008/2009).
- Delegado de Polícia em várias unidades de Polícia Judiciária localizadas na capital maranhense e no interior do estado, chegando a ocupar por duas vezes a Superintendência de Polícia Civil da Capital maranhense (2010/2013). como delegado da polícia civil do maranhão participou do curso anti-terrorismo em Israel

É professor de Instituto de Ensino Superior privado e nas Academias da Polícia Militar e CFFAP/PM-MA e da Polícia Civil do Maranhão, tendo Curso de Formação Penitenciária na Academia de Polícia Civil de Pernambuco – ACADEPOL/PC/PE,


Cursos de Gerenciamento de Crise, Curso de Capacitação de Servidor Policial, de Lavagem de Dinheiro e Crime Organizado, de Anti-Seqüestro/SP, Procedimentos de Inteligência pela Agência Brasileira de Inteligência, Lavagem de Dinheiro e Crime Organizado no Maranhão, de Polícias Comunitárias e vários outros pela SENASP/MJ.

Profere Palestras, Possui vários elogios por relevantes serviços prestados nos estados de Pernambuco e Maranhão, têm inúmeros artigos e crônicas publicados nos jornais O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno, ambos no Maranhão, além de Cartas à Redação, nos jornais Diário de Pernambuco e Jornal do Comércio, ambos no estado de origem.
 
Dr. Uchôa é casado tem um casal de filhos, católico, porém tem uma profunda admiração pela doutrina espírita, tem como referência espiritual, os saldosos,  Dom Hélder Câmara, Allan Kardec e Francisco Cândido Xavier

Sebastião Uchôa costuma  ir a igreja católica com a família,  gosta de ler livros de Chico  Xavier, adora cães, tem muito carinho por eles, em sua residência fora os seu cães de guarda, cuida de cento e cinquenta cães vira-latas que tirou da rua para tratar deles. é um grande pai de família, um grande homem e um grande amigo. Uchôa era chamado de "Combate" por alguns  amigos da faculdade Cândido Mendes no Rio de Janeiro.
 
Como superintendente da capital, implantou uma série de projetos e atividades voltadas para o público LGBT, guardadores de veículos, entidades de proteção aos animais, menores infratores, sendo pioneiro no país em fazer uma abordagem diferenciada com as cracolândias; e promoveu várias reuniões e encontros com comunidades da Região Metropolitana.
 
Na área operacional, coordenou dezenas de operações e trabalhos policiais de grande impacto, que resultaram na elucidação de crimes, na desarticulação de quadrilha e na prisão de criminosos, merecendo destaque a atuação na investigação do “Caso dos Meninos Emasculados”, que culminou com a prisão de Francisco das Chagas, o maior serial killer do Brasil, já condenado a mais de 350 anos de prisão.
 
 Ele é acusado de matar e mutilar mais de 30 meninos entre os anos de 1989 e 2004, no Maranhão.
 
Uchoa também foi o responsável pela conclusão do inquérito que investigou várias mortes praticadas contra homossexuais. Davi Gomes Sena, na época com 28 anos, foi preso e confessou os assassinatos.

É uma pessoa sensível as causas sociais, um guerreiro com espírito de luz, que luta pela reintegração social dos detentos, desenvolvendo como gestor da Sejap, politicas públicas de ressocialização.

Como ser humano e filho de Deus. Prega justiça, paz, perdão e o amor entre os homens.
Assim é Sebastião de Albuquerque Uchôa Neto "O Grande Guerreiro"



                                                    Por/Stenio Johnny
                                             Radialista/DRT - MA 0001541                  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.