quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Internos começam a participar de atividades da XV Semana do Encarcerado do Maranhão, na capital

 
 
 
Detentos e familiares na Igreja de Pedrinhas  Foto:Clayton Monteles
 
 
Detentos de todas as unidades prisionais, na região metropolitana de São Luís, começaram a participar das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), como parte da programação da XV Semana do Encarcerado do Maranhão.

As ações sociais e de assistência estão ocorrendo simultaneamente em todos os estabelecimentos penais, com o intuito de engajar os apenados em iniciativas que promovam a reintegração, ajudando a elevar sua autoestima e fortalecer o vínculo familiar e social.

O primeiro compromisso do evento aconteceu domingo, 17, na Casa de Assistência ao Albergado e Egresso (CAAE), Centro, onde mais de cinquenta internos tiveram a oportunidade de se cadastrarem no Sistema Nacional de Empregos (Sine) para ingressar no mercado de trabalho.

Para entender o processo de ingresso e aperfeiçoamento na atividade profissional, os apenados assistiram palestra com o tema “Mercado de Trabalho e Empreendedorismo”, ministrada pela supervisora estadual de qualificação profissional da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Joelene Pereira Araújo, que buscou despertar nos ouvintes o lado visionário de cada um

 “Nós temos internos que esperam uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho, assim como também temos aqueles que já estão inseridos. A iniciativa é voltada para beneficiar a ambos, pois, se trata de qualificar e aperfeiçoar o interno para o concorrido mercado de trabalho”, afirmou o diretor do estabelecimento, José de Ribamar Campos, referindo-se aos trabalhos coordenados pela Secretaria Adjunta de Justiça (Saju), por meio da Coordenação de Profissionalização, Trabalho e Renda.

O interno Adeilson Lima enxerga com bons olhos a ação ofertada aos internos. Ele, que sonha em montar o próprio negócio, diz que essa é uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre como ser um empreendedor. “Eu quero montar minha própria oficina de motocicleta e para mim esse é um sonho que logo irei realizar. Aprendi muito sobre o mercado de trabalho, e como me tornar um empreendedor”, revelou o detento que, assim como os demais interessados, preencheu uma ficha cadastral com todos os dados ali exigidos pelo Sine.

A coordenadora de Profissionalização, Trabalho e Renda, Alice Magalhães, explicou que as fichas são levadas ao posto do Sine, instalado na Sejap, no bairro Outeiro da Cruz, onde são feitos todos os procedimentos para empregar devidamente o interno. “Lá estão disponíveis inúmeras vagas de empregos. A equipe multidisciplinar da Sejap, formada por psicólogos e assistentes sociais, realiza um levantamento do perfil do interno para ver em qual área profissional ele melhor se encaixa. Depois disso, busca-se a rápida inserção dele no mercado de trabalho”, resumiu.

UNIDADES

Já nesta segunda-feira (19), o primeiro compromisso foi com os familiares dos presos, que participaram de palestras ministradas no auditório da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN), no bairro Outeiro da Cruz. “O papel da família no processo de reintegração social dos presos é fundamental. O Núcleo de Assistência à Família (NAF) entrou em contato com os familiares de internos e agora tenta aqui orientá-los a ajudar na ressocialização de seus entes”, lembrou a coordenadora, Augusta Marinho.

Aos apenados, o evento promovido pela Sejap ofereceu neste início de semana trabalhos de dinâmicas em grupo, atendimento médico, jurídico, atividades religiosas, além de uma vasta programação cultural, atendimentos odontológicos; vacinação, aferição de pressão, e teste rápido de DST/HIV. Na parte da tarde também foram oferecidos aos detentos teste rápido de hepatite e tuberculose; ações de estética e beleza; cursos de capacitação profissional; triagem de benefícios sociais com familiares de internos; e atendimentos oftalmológicos.

Entre as unidades nas quais a programação mais se destacou estão as Centrais de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ’s) do Anil e Pedrinhas; Penitenciária de Pedrinhas (PP); Casa de Detenção (Cadet); e os Presídios São Luís (PSL’s) I e II de segurança Máxima. No decorrer da semana, o Presídio Feminino de Pedrinhas e o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas também serão contemplados com as atividades, que incluem apresentações de corais formados pelos próprios internos; e dança com o Grupo de Dança Afro Malungos (GDAM).

PROGRAMAÇÃO

Até sexta-feira, 22, os detentos da capital ainda serão beneficiados com exposições de artesanatos; participarão de concursos de poesias e show de talentos; concurso de talentos; sessão de cinema; apresentações teatrais; torneio de futebol; e saúde bucal. Aos internos que se cadastrarem no Sine, serão oferecidos pelo “Sistema S” (, formado por instituições como o Senai, Senac, Sesc e ainda a Fiema) cursos profissionalizantes nas mais diversas área, tais como: garçom, pedreiro, encanador, padeiro, mecânico de automóveis e outros.
Para a assistente social da unidade, Maria Isabel Moreira, o foco central de todas as ações é qualificação do interno. “O foco de tudo que está ocorrendo aqui é, sem duvida, a capacitação, qualificação e aperfeiçoamento profissional do interno. A proposta é que quando terminar de concluir a pena ele (o detento) possa sai daqui apto para o mercado de trabalho e ter como se manter”, concluiu.
 
 
Fonte: Ascom/Sejap
Coordenação Maud/Zaidan
 
 
O blog Sjnotícias entrevistou o Sec. Adjunto de Justiça Kécio Rabelo Assista aqui matéria com o repórter Stenio Johnny.
 
 
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.