terça-feira, 19 de agosto de 2014

Sejap promove ações para incluir detentos no mercado de trabalho

 
Sejap promove ações para incluir detentos no mercado de trabalho Foto:Clayton Monteles
 
A Secretaria de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) deu início à programação da XV Semana do Encarcerado nas unidades prisionais da capital. No último domingo, mais de cinquenta internos da Casa de Assistência ao Albergado e Egresso deverão ingressar no mercado de trabalho.

A ação teve como intuito oportunizar aos detentos, a qualificação e o aperfeiçoamento profissional. As atividades estão sendo coordenadas pela Secretaria Adjunta de Justiça (Saju), através da Coordenação de Profissionalização, Trabalho e Renda. A iniciativa objetiva contemplar a todos, principalmente os que ainda não tem experiência profissional.

“Nós temos internos que esperam uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho, assim como também temos aqueles que já estão inseridos. Mas a iniciativa vai beneficiar a ambos, pois, se trata de qualificar e aperfeiçoar o interno para o concorrido mercado de trabalho”, afirmou o diretor do estabelecimento, José de Ribamar Campos.

Na ocasião, os apenados assistiram palestra com o tema “Mercado de Trabalho e Empreendedorismo”, ministrada pela supervisora estadual de qualificação profissional da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Joelene Pereira Araújo, que buscou despertar nos ouvintes o lado visionário de cada um. 

“Para ser um bom empreendedor é necessário ser visionário. É de fundamental importância enxergar claramente as oportunidades que aparecem. O mercado de trabalho é exigente, então é preciso que busquemos essa qualificação exigida seja qual for a profissão que você exerce”, pontuou Araújo.

O interno Adeilson Lima enxerga com bons olhos a ação ofertada aos internos. Ele, que sonha em montar o próprio negócio, diz que essa é uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre como ser um empreendedor. “Eu quero montar minha própria oficina de motocicleta e para mim esse é um sonho que logo irei realizar. Aprendi muito sobre o mercado de trabalho e como me tornar um empreendedor”, destacou.                    

Cadastro no Sine

Além disso, eles ainda tiveram a oportunidade de se cadastrarem no Sistema Nacional de Empregos (Sine). No momento foram repassadas as fichas cadastrais aos internos que, por sua vez, preencheram-na com todos os dados ali exigidos. A coordenadora de Profissionalização, Trabalho e Renda, Alice Magalhães, explicou que as fichas são levadas ao posto do Sine instalado na Sejap, localizado no Outeiro da Cruz, onde são feitos todos os procedimentos para empregar devidamente o interno.

“Lá (no Sine) estão disponíveis inúmeras vagas de empregos. A equipe multidisciplinar da Sejap formada por psicólogos e assistentes sociais realiza um levantamento do perfil do interno para ver em que área profissional ele melhor se encaixa. Após isso, busca-se a rápida inserção dele no mercado de trabalho”, explanou.

Sistema S

Atualmente pelo Sistema S, formado por instituições como o Senai, Senac, Sesc e ainda a Fiema, são oferecidos aos internos cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas. Os cursos, que são resultados de parceria da Sejap com as empresas que compõem o Sistema, são ofertados conforme o interesse do interno pelo setor.

Hoje estão disponíveis, través dessa parceria, o curso de garçom, pedreiro, encanador, padeiro, mecânico de automóveis e outros. Para a assistente social da unidade, Maria Isabel Moreira, o foco central de todas as ações é qualificação do interno.
“O foco de tudo que está ocorrendo aqui é, sem duvida, a capacitação, qualificação e aperfeiçoamento profissional do interno. A proposta é que quando terminar de concluir a pena ele (o detento) possa sai daqui apto para o mercado de trabalho e ter como se manter”, concluiu.


Fonte:  Alan Jorge/Ascom/Sejap
Coordenação Maud Zaidan
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.