quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Servidores da Sejap são capacitados

 
 
 
Servidores da Sejap participam de palestra no primeiro dia de atividade da Semana do Encarcerado Foto:Clayton Monteles
 

 O primeiro dia de atividades da XV Semana do Encarcerado do Maranhão foi dedicado aos servidores e funcionários da Secretaria de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap). Durante toda a quinta-feira (14), agentes penitenciários, monitores, administrativos e terceirizados do sistema carcerário do estado participaram de palestras, dinâmicas e atividades em grupo, que propuseram a capacitação efetiva do quadro de colaboradores no processo de humanização dos internos e sua relação cotidiana dentro das unidades prisionais.

A programação foi iniciada pela manhã, no auditório da Escola de Gestão Penitenciária (Egepen) do Maranhão, no bairro Outeiro da Cruz, pelo secretário adjunto de Justiça, Kécio Rabelo, que destacou o tema “Cuidando do Cuidador”. “Nosso público alvo são pessoas que entraram em conflito com a lei; e quem cuida delas, infelizmente, corre o risco de absorver alguns valores que não podem fazer parte da essência do nosso trabalho”, adiantou o secretário adjunto da Sejap.

“Uma prova concreta da nossa preocupação é esta Escola de Gestão Penitenciária. Nossos agentes penitenciários precisam se reciclar constantemente. Devemos incentivar e prestar assistência ao nosso quadro funcional para que ele se sinta valorizado, motivado na execução do seu trabalho. Por isso, a relação de convívio diário entre nós e os internos deve ser profissional, humanitária, porém, sem se corromper”, salientou Rabelo.

Ministraram as palestras sobre o tema proposto o advogado e superintendente de Proteção e Defesa de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedihc), Pedro Gabriel de Sousa, que mostrou a realidade das unidades prisionais em todo o país; e o juiz da 1ª Vara de Execuções Penais da capital, Carlos Roberto de Oliveira Paula, que chamou a atenção para a importância da sensibilização dos servidores.

“A política de humanização dos internos deve começar com o preparo daqueles que estão dia a dia trabalhando diretamente com os conflitos e as dificuldades enfrentadas nesse processo de ressocialização. Só assim vamos mudar, por exemplo, a imagem negativa que o sistema prisional tem perante a sociedade”, pontuou o superintendente da Sedihc, cujo discurso foi reforçado pelo magistrado. “É fundamental exercitar a criatividade dos servidores no ambiente carcerário. Não podemos, claro, apagar o crime cometido pelo preso, mas com certeza podemos trabalhar de forma a motivá-lo a não delinquir novamente”, completou Roberto de Paula.

No curso da XV Semana do Encarcerado do Maranhão, a Sejap estima beneficiar em sua vasta programação mais de quatro mil pessoas em São Luís. Aos internos também estão previstas ações focadas em atendimento médico, jurídico, atividades religiosas além de uma vasta programação cultural, atendimentos odontológicos; vacinação, aferição de pressão, e teste rápido de DST/HIV.

Serão oferecidos ainda aos detentos teste rápido de hepatite e tuberculose; além de palestras sobre remissão de pena pelo trabalho e educação; ações de estética e beleza; cursos de capacitação profissional; triagem de benefícios sociais com familiares de internos; e atendimentos oftalmológicos. Haverá também doação de kits de higiene; cultos ecumênicos; apresentação de danças e de peças teatrais; e rodas de debates entre outras ações.

No primeiro dia dedicado aos servidores estiveram presentes a diretora da Egepen, Maria Ideltrudes Freitas; o superintendente de Justiça, André da Silva Barreto; e a supervisora dos Núcleos de Assistência, Verônica Florcely Ramalho. A programação da XV Semana do Encarcerado do Maranhão, na capital, se estende até o dia 22 de agosto; e nas unidades do interior do estado, os trabalhos da programação serão aplicados entre os dias 25 e 29 de agosto.

Certificação

Os cursos e oficinas oferecidas durante a semana garantirão certificados aos internos, e as palestras assegurarão certificação aos acadêmicos que precisem de horas extras na universidade. A coordenadora do Núcleo de Assistência Social, Kelly Carvalho, explicou que esta é uma forma de desenvolver a autoestima no apenado durante o cumprimento de sua sentença. “Nossa intenção é desenvolver competências durante a Semana, proporcionando aos custodiados capacitação e reconhecimento profissional. O foco é sempre a reinserção social do custodiado”, pontuou ela.
 
 
Fonte: Fonte/Ascom Sejap
Coordenação/Maud Zaidan
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.