segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Sejap intensifica política de humanização na UPR do Monte Castelo


Defensor Publico,Paulo da Costa,Diretor da Unidade,Wadi Neto e demais colaboradores da Sejap.


 A  Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Monte Castelo promoveu, durante dois dias, uma programação voltada para intensificar a política de humanização na unidade. Direcionadas aos internos e familiares destes, as atividades correspondem aos trabalhos da XV Semana do Encarcerado, evento promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), por meio da Secretaria Adjunta de Justiça (Saju).

Com um pouco mais de 200 pessoas presentes, entre internos, familiares e autoridades, as atividades tiveram inicio com a apresentação da equipe multidisciplinar do estabelecimento carcerário. Formado por assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e psicólogos, o grupo desenvolve inúmeros trabalhos em prol da reintegração social do recuperando.

“Temos uma equipe qualificada e comprometida com a política de reinserção social. Os trabalhos são feitos no intuito de garantir que o recuperando saia daqui totalmente preparado para retornar ao convívio social. Todos são bem empenhados em desenvolver da melhor forma a sua função”, destacou o diretor da unidade, Wady Neto.

Logo depois os internos puderam participar de um momento de oração. A inciativa, que integra os trabalhos da assistência religiosa, contou com música e reflexão bíblica. Toda pensada no tema central, que é a humanização, a programação também atendeu aos familiares dos apenados.

Parceria com o NAF

A programação na UPR do Monte Castelo contou com a parceria do Núcleo de Assistência à Família (NAF), que uniram forças para intensificar as ações jurídicas, sociais e psicológicas que acontecem no estabelecimento. Os trabalhos funcionam como uma porta de integração da família nas ações ali desenvolvidas no campo jurídico, psicológico e religioso. No Núcleo funcionam os atendimentos em geral, além de orientações e encaminhamentos para a rede de assistência.

Palestras

Tendo em foco a conscientização do apenado sobre questões jurídicas e sociais, foi ministrada uma palestra com o tema da 15ª da Semana do Encarcerado, que é “Política de Assistência Humanitária: um novo caminho”, proferida pelo defensor público, Paulo da Costa.

Além disso, os internos e familiares ainda ouviram explicações sobre benefícios como progressão de regime e remissão de pena. O interno Douglas Belfort, de 30 anos, contou que iniciativas como essas mostram a preocupação da unidade em esclarecer o apenado coisas do interesse dele. “Nós queremos saber como agir em certas ocasiões, com quem devemos falar para que possamos ter benefícios. Acho que essa atitude vem esclarecer muito sobre tudo isso”, disse.

Outros trabalhos        

Hoje a Unidade Prisional de Ressocialização do Monte Castelo possui 109 internos. Destes, 104 com trabalho externo e 5 com atividades internas. A unidade possui uma equipe multidisciplinar que presta várias ações assistenciais aos detentos. A terapeuta ocupacional da unidade, Grazielle Bacellar, disse que diariamente são feitas atividades culturais e educacionais com os reeducandos.

“Diariamente, temos desenvolvido uma série de ações na unidade, para que o apenado tenha uma ocupação. Atividades constantes para que ele ocupe a mente e o corpo são realizadas todas as noites. A proposta é sempre a mesma, a ressocialização”, finalizou.
 
 
Fonte: Ascom/Sejap
Coordenação/Maud Zaidan
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.