sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Encerrada XV Semana do Encarcerado em São Luis

 


Encerrada XV Semana do Encarcerado em São Luis Foto:Clayton Monteles
Encerrada XV Semana do Encarcerado em São Luis Foto:Clayton Monteles

A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciaria (Sejap) encerrou, nesta sexta-feira(20), as atividades da XV Semana do Encarcerado na Região Metropolitana. Durante nove dias, internos, familiares e funcionários do Sistema penitenciário participaram de atividades educacionais, religiosas, esportivas e discutiram diretrizes para a construção e implementação das Políticas Públicas penitenciárias.
]
 Durante o encerramento, autoridades e coordenadores das assistências da Sejap fizeram uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos na XV Semana.
"Saímos com um saldo bastante positivo. Esta semana é a prova da efetivação das novas políticas penitenciárias. Estamos a cada dia construindo um novo formato de se fazer política penitenciária. O sistema penitenciário do Maranhão hoje é feito com por meio de uma articulação interinstitucional que agrupa vários órgãos e tem o total acompanhamento da Governadora Roseana Sarney”, destacou o secretário adjunto de Justiça da Sejap, Kécio Rabelo, que no ato representava o secretário Sebastião Uchoa.

A Semana do Encarcerado teve como tema “Assistência Humanitária nas prisões: um novo caminho para os gestores públicos e para a sociedade civil”. O evento tem por objetivo discutir e disseminar as propostas e diretrizes que estão sendo implementadas pelo Governo do Estado, visando a reestruturação do Sistema Prisional maranhense, bem como avaliar a política de execução penal e de ressocialização em nível local e nacional.

A secretária de Direitos Humanos Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, também lembrou da importância desses momentos."Estamos juntos nessa luta de reestruturar as ações desenvolvidas nas unidades prisionais. A Sejap e os parceiros estão de parabéns, pois a Semana do Encarcerado chama para o dialogo os vários setores e instituições na busca de reafirmar a necessidade da construção de ações em rede para atuar com as famílias e com quem está em cumprimento de pena de privação de liberdade”.

O presidente do Conselho Penitenciário, o defensor público Paulo Rodrigues da Costa, também avaliou como positivo a XV Semana do Encarcerado. “Estou muito satisfeito com foi vivenciado nestes dias. Precisamos adotar o que foi difundido de modo diário e reforçar as relações humanas nos ambientes penitenciárias”, mencionou.



Encerrada XV Semana do Encarcerado em São Luis Foto:Clayton Monteles
Encerrada XV Semana do Encarcerado em São Luis Foto:Clayton Monteles

Apresentações

Ainda durante a cerimônia, o Grupo de pagode Guerreiros da Fé e do Coral Livres para Voar, composto por internos da Casa de Detenção (Cadet) e Centro de Detenção Provisória (CDP) fizeram apresentações culturais e religiosas com músicas cristãs e empolgaram os presentes na solenidade. Os dois grupos fazem parte das ações de reintegração social desenvolvido dentro das unidades prisionais.

Ações no interior

Já no interior do estado, a programação acontece de 25 a 29 de agosto em todos os estabelecimentos prisionais, com atividades culturais, religiosas, esportivas, palestras, cursos, oficinas, torneios, visitas, ações de saúde, assistência jurídica, médica, odontológica, distribuição de kits de higiene, imunização, entre outras

 


Fonte: Ascom/Sejap
Coordenação/Maud Zaidan
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.