quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Detento é assassinado no Centro de Trigem em Pedrinhas



                                 Marcos Paulo Santos Sales/Assassinado no CT
 
 
O detento Marcos Paulo Santos Sales(29) foi encontrado morto por estrangulamento, na cela 05 do pavilhão triagem nova no centro de triagem de pedrinhas, segundo informações colhidas por este blog, o fato aconteceu por volta dás e 23:30 da noite da quarta-feira(27), meio a uma discursão entre o detento e companheiros de cela.
 
Marcos Paulo, havia dado entrada no mesmo dia  naquela unidade prisional, oriundo do 1ºDP, onde estava preso flagrante pela prática do delito penal Art. 157 e Art. 14. Ainda segundo informações, o detento antes de ser preso teria contraído dívida de R$ 250,00 em uma boca de fumo no barirro de Fátima.

                                     Geop reforçou a segurança no Centro de Triagem

A Sejap tomou todas as medidas cabíveis, a segurança foi reforçada, o IML, ICRIM, e um delegado da delegacia de homicídios estiveram no local realizando os trabalhos de perícia, investigação e  o translado do corpo do detento para o IML.



 
 
Ao contrário do que foi divulgado equivocadamente pelo Sindicato dos Agentes Penitenciário do Maranhão(SINDISPEN), não houve troca de tiros entre detentos de qualquer unidade prisional, o que houve foi um princípio de tumulto por conta de revistas realizadas em algumas unidades, onde foi preciso a presença do Grupo Especial de Operações Penitenciárias(Geop) que atua como força de pronto emprego para manter a ordem, disciplina e segurança nas unidade prisionais.
 
Ao tomar conhecimento da situação por determinação do Secretário da Sejap Sebastião Uchôa o Secretário Adjuto de estabelecimentos penais; Hamilton Assunção, se deslocou até à penitenciária de pedrinhas(PP), para intermediar a crise. Após uma conversa com os detentos, tudo voltou ao normalidade sem maiores problemas.
 
O que se pode observar nesse momento de transição de governo e campanha política, é que os inimigos do Sistema Prisional do Maranhão tentam de todas as formas denegrir a imagem do Secretário Sebastião Uchôa, com o intuito de desestabilizar a sua administração, para atingir o governo e tirar vantagens eleitoreiras.
 
 
Diante de tais fatos,  tornou-se comum desocupados ligarem para as rádios AM, passando informações equivocas e exageradas pra criar um clima de terror dentro dos presídios da capital. tem indivíduos que a pedido dos inimigos do sistema penitenciário, ligam pra uma emissora de rádio dizendo que estão falando  de dentro dos presídios, quando na verdade não estão, ligam para confundir a opinião pública, colocando a sociedade contra um secretário que tem mostrado: Trabalho, dignidade, transparência, competência, responsabilidade e compromisso sério com o Sistema prisional do estado.
 
É importante  dizer que  nunca na história do Maranhão, o governo investiu tanto no sistema carcerário como está investindo. Novos presídios estão sendo construídos e inaugurados, unidades prisionais, estão sendo restauradas, reaparelhamento do sistema prisional com aquisição em parceria com o  Depen  e Sejap,  de novas viaturas, armamentos, rádios de comunicação, munições coletes balísticos equipamentos médico-hospitalar, escâneres e tornozeleiras.
 
Destaca-se também a preocupação do governo do estado através da Sejap  com a capacitação dos profissionais em segurança nos presídios promovendo  cursos pela escola de gestão penitenciária Egepen, para capacitar os novos agentes penitenciários que estão ingressando no quadro, assim como cursos específicos para instruir, educar e capacitar os que já estão no quadro da Sejap.
 
Este é um trabalho em conjunto, é uma parceria que está sendo realizada entre Depen Governo do Estado e Sejap, para por fim de uma vez por toda na crise do Sistema Prisional do Maranhão.



                                                   Por Stenio Johnny
                                         Radialista/DRT - MA 0001541 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.