sábado, 30 de agosto de 2014

Sejap beneficia detentos com mutirão da saúde na UPR de Davinópolis




XV Semana do Encarcerado 077

 Cerca de 100 detentos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Davinópolis estão sendo beneficiados com um mutirão da saúde. A inciativa, resultado de parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) com a Prefeitura. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos internos e oferecer assistência permanente de saúde preventiva.

As atividades foram intensificadas durante a XV Semana do Encarcerado. Coordenadas pela Secretaria Adjunta de Justiça (Saju), os trabalhos oferecem diariamente serviços odontológicos e assistência médica, além de atendimentos de enfermagem.

Todos os 105 internos do estabelecimento são atendidos diariamente na sala de enfermagem instalada nas dependências da própria unidade. “As equipes fazem o diagnóstico do interno e repassam para os médicos que procedem conforme o quadro clínico atestado. De acordo com a situação, os internos podem ser tratados na unidade ou ser levado a uma casa de saúde especializada”, afirmou a diretora da UPR, Cleonice Ferreira.

Nos atendimentos são disponibilizados serviços nas áreas de Imunização, teste de glicemia, aferição de pressão e orientação sobre a prevenção de doenças. As ações, que ocorrem em todas as unidades carcerárias do Maranhão, funcionam no intuito de prevenir que os detentos contraiam doenças contagiosas (como tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis – entre elas a Aids -, hanseníase) e não contagiosas (como diabetes e hipertensão).

Além disso, elas visam ainda desenvolver ações de promoção à saúde, como a vacinação contra hepatites, tétano e febre amarela.
 
 
Fonte: Ascom/Sejap
Coordenação/Maud Zaidan
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.