quarta-feira, 15 de outubro de 2014

SUBCOMANDANTE DO CBM/MA DESTACA AVANÇOS NA CORPORAÇÃO




coronel José Henrique/Subcomandante Geral
CBM/MA

Com o efetivo de 1.310 homens, o Corpo de Bombeiro do Maranhão (CBM/MA), comandado pelo coronel João Wanderley Costa Pereira é considerado a segunda corporação do Brasil com o maior nível de qualificação profissional para atuar em casos de alto risco. 

O coronel José Henrique Pessoa de Brito, subcomandante Geral do CBM/MA, destacou que o objetivo da corporação é priorizar a capacitação dos militares. “Temos tido um grande avanço, e o nosso enfoque é proporcionar medidas para capacitar e desenvolver técnicas aprimoradas e seguras para sociedade”, ressaltou o coronel Pessoa. 

O subcomandante pontuou ainda que, este ano, a corporação adquiriu novos equipamentos de combate a incêndio como mangueiras, esguichos, capacetes, roupas de aproximação – que garantem a seguridade do bombeiro no contato com o fogo, entre outros materiais de suporte operacional. O CBM também adquiriu 104 viaturas de pronto atendimento.

Com o cronograma desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM/DF), a corporação maranhense participa de vários treinamentos de capacitação durante o ano, tais como, Curso de Emergência e Resgate; Curso de Primeira Resposta em Emergência com Produtos Perigosos; Curso de Tripulante e Piloto de Embarcações Públicas; Curso de Salvamentos Especiais, entre outros.

Os militares integram ainda cursos a nível internacional, como o BREC (Busca Resgate em Estruturas Colapsadas) do Corpo de Bombeiros de Guayaquil no Equador, tido como referência na América Latina.
]
Sendo apontado como modelo de qualificação profissional, o CBMA/MA já ministrou curso para a corporação do Pará e ainda, realizou o treinamento para os soldados do Exército Brasileiro que integraram a Missão de Paz no Haiti em julho deste ano, sob a coordenação do Major Abiner Ferreira de Carvalho.

O CBM/MA em seu processo de interiorização já instalou o Grupamento de Bombeiros Militar nos municípios de Bacabal e Timon e já está em fase de finalização o polo Santa Inês. 

Além da priorização da qualificação profissional da corporação, o CBM/MA também possui, como parte essencial do desenvolvimento do trabalho em prol da sociedade, os projetos sociais Bombeiro Mirim e Melhor Idade, que visam à inclusão social de jovens e pessoas da terceira idade. 

“O nosso trabalho consiste em buscar o mais alto nível de qualificação profissional, sob o intuito de proporcionarmos um atendimento de excelência a sociedade maranhense”, frisou o coronel José Henrique Pessoa.


Fonte/Ascom/SSP-MA
Coordenação/Josilma Bogéa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.