segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Conselheiro fala sobre obrigatoriedade de comparecimento em audiência de conciliação




Conselheiro fala sobre obrigatoriedade de comparecimento em audiência de conciliação


As audiências de conciliação geralmente são marcadas com antecedência para que as partes possam comparecer e decidir se querem manter o conflito no Judiciário ou se conseguem encontrar uma solução que agrade a todos e finalize o caso. Mas, o que acontece se uma pessoa faltar a uma audiência de conciliação? Nesta semana, o programa CNJ Responde, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) explica essa situação. 

O programa, criado pela Secretaria de Comunicação do Conselho, esclarece dúvidas dos cidadãos encaminhadas para o e-mailideias@cnj.jus.br. O programa CNJ Responde está no ar no canal do Conselho no YouTube toda quinta-feira. Quem respondeu à pergunta desta semana foi o conselheiro Emmanoel Campelo, coordenador do Comitê Gestor da Conciliação do CNJ. “Ao ser convidado pela Justiça, é preciso comparecer à audiência ainda que seja para dizer que não tem interesse no acordo", afirmou Campelo.

 “Ninguém é obrigado a aceitar o que é proposto durante uma audiência de conciliação. Os conciliadores podem fazer sugestões ou até mesmo propor soluções para o conflito, mas as partes são livres para aceitar ou não as propostas”, reforçou.

A conciliação é uma forma pacífica de solução de conflitos. Podem ser resolvidos problemas com pensão alimentícia, guarda de filhos, partilha de bens, disputas entre vizinhos, acidentes de trânsito, dívidas com bancos e questões trabalhistas. Caso a parte não queira conciliar, o conflito segue o trâmite na Justiça.

O CNJ defende a cultura da conciliação, a fim de agilizar a resolução de conflitos. Ela é considerada eficaz, pois as próprias partes chegam à solução dos seus conflitos, sem a imposição de um juiz.

Todo ano, o CNJ coordena a Semana Nacional da Conciliação. Durante uma semana, quem tem processo em algum ramo da Justiça – Federal, Estadual ou do Trabalho – e quer conciliar deve entrar em contato com o Núcleo de Conciliação no seu estado ou município. Em 2014, a Semana Nacional da Conciliação será de 24 a 28 de novembro.

Vale lembrar que os tribunais de Justiça e Federais de todo o país já instituíram política de tratamento adequado de conflitos em seus Estados. Portanto, não só durante a Semana Nacional de Conciliação, mas ao longo do ano, é possível reverter processos judiciais em acordos.


Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.