quinta-feira, 23 de outubro de 2014

TROPA ESPECIAL DA POLÍCIA ATUA EM OPERAÇÕES DE ALTO RISCO





As forças de segurança do estado contam também com o apoio do Grupo de Resposta Tática (GRT), que é ligado ao Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). 
 
Trata-se de uma unidade especializada em gerenciamento de crises e operações de alta complexidade, tendo como atuação a desarticulação de grandes esquemas criminosos e prisões em todo o estado.
 
Entre os trabalhos que o GRT vem realizando, destaca-se a desarticulação de integrantes de uma quadrilha especializada em assaltos a instituições financeiras do estado do Pará. 
 
Na ocasião, cinco homens armados com fuzis de calibre ponto 50, abordaram um carro forte da empresa Prossegur, na Rodovia PA-150, nas proximidades do KM 50, Zona Rural da cidade de Moju. Na ação criminosa, o bando subtraiu a quantia equivalente a R$800 mil.
 
Já o DOTE, sob o comando do delegado André Gossain, é uma unidade policial especializada e qualificada para intervir em crises de segurança pública, no que tange a execução de prisões que envolvam alto risco.
 
“O DOTE é voltado para ações específicas de anti-seqüestro; presta apoio tático a distritos policiais da capital e interior no cumprimento de mandados de prisão que possam representar alto risco; coordenar a efetivação da estratégia operacional para prender quadrilhas especializadas em roubo a carga e assaltos a banco e ainda, mantém especialistas em explosivos e atiradores de elite”, frisou Gossain.
 
Especialidades
 
A equipe trabalha com a desativação e, em casos extremos - quando não é possível desativar, com a detonação de material explosivo.
 
Para realizar tais procedimentos de alto risco, os policiais, equipados com escudos e capacetes apropriados, utilizam a Sonda Certificadora de Explosivo - um aparelho avançado, que permite a visualização minuciosa de fragmentos explosivos, que possam causar futuras explosões.
 
Buscando o aperfeiçoamento de táticas operacionais, o GRT já participou de treinamento na Academia Internacional de Policia da ONU; também já recebeu na capital maranhense, treinamentos da Policia Francesa; do Tático Integrado de Grupos de Repreensão Especial (TIGRE) do Paraná e das Forças Especiais Brasileira


Fonte/Ascom SSP-MA
coordenação/Josilma Bogéa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.