segunda-feira, 27 de outubro de 2014

SADAI DIVULGA BALANÇO DE AÇÕES REALIZADAS NESTE ANO



                            Coronel Roberto/Sec. Adjunto de Segurança e Articulação Institucional


A Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (SADAI), sob a gestão do Coronel Antônio Roberto dos Santos Silva, em seguimento a implementação de ações de políticas comunitárias, viabilizou vinte e quatro cursos durante o ano voltados para capacitação profissional da comunidade e ainda, para o aperfeiçoamento das forças de segurança.

A Sadai integra a Secretaria de Segurança Pública (SSP), assumindo o gerenciamento de projetos sociais voltados tanto para comunidade como para as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal. 
As ações comunitárias estabelecem uma filosofia preventiva, que visa atingir a redução da criminalidade no estado, através da inserção de jovens na vida profissional.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA), a Sadai viabilizou para comunidade durante o ano, os cursos de Operador de Computador; Montador e Reparador de Computador; Mulheres Mil; Bombeiro Hidráulico; Armador de Ferragens; Eletricista Predial; Auxiliar de Serviços de Comercio Exterior; Logística Empresarial; Mecânico de Manutenção de Máquina Motriz; Auxiliar Administrativo, entre outros, onde, 1.469 pessoas tiveram acesso à formação técnico-profissional.

Já os programas “Brasil mais Seguro” e “Crack é possível Vencer”, realizados em cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, desenvolve o Curso Nacional de Mutiplicador de Polícia Comunitária; Curso de Tópicos Especiais de Práticas de Ações Comunitárias – Rede de Atenção e Cuidados; Curso de Tópicos em Ações de Polícia Comunitária – Abordagem policial a pessoas em situação de risco.

Tendo como foco o agente de segurança, os cursos objetivam trabalhar o perfil profissional dos policiais, bombeiros e guardas municipais, no que diz respeito a sua atuação na sociedade, que deve em primeira instancia estabelecer vinculo de proximidade com a comunidade, e desta forma,  desenvolver um policiamento comunitário - voltada  para entender e atender as necessidades emergentes de cada local.

Tendo iniciado sua Carreira na 2º Companhia Independente em Pindaré, o secretário adjunto já comandou a Companhia do Comando Geral (CCG) e ainda, a UGAM. Como gestor da Sadai, Coronel Roberto expõe que o trabalho da secretaria consiste em somar forças com policiamento   ostensivo, através de ações preventivas.

“O nosso objetivo é retirar o jovem da marginalidade, para que  esse jovem tenha uma perspectiva de futuro”, pontuou o Coronel Antônio Roberto.
Para o secretario adjunto, outro ponto de destaque este ano, foi à inauguração da Unidade de Segurança Comunitária (USC) Coroadinho – Bom Jesus.

 “ A USC Coroadinho exibe modernas instalações;  com sala de inclusão digital prontas para atender as pessoas da área; temos ainda um auditório, onde ocorrem reuniões com  a comunidade e , são expostos os problemas de segurança daquela determinada área, como também são geradas soluções de pronto emprego, frisou.


Fonte/Ascom SSP-MA
Coordenação/Josilma Bogéa








O blog Sjnotícias esteve conversando com Coronel Roberto Secretário Adjunto de Segurança Institucional.

                                                  
                                                       Assista aqui a entrevista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.