segunda-feira, 13 de outubro de 2014

SSP ENTREGA DE CERTIFICADOS DO CURSO DE PRESERVAÇÃO DE LOCAIS DE ACIDENTES




 


A Secretaria de Estado de  Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia Geral, realizou, na sexta-feira, (10) a cerimônia de formatura e entrega de certificados do Curso de Prevenção e Levantamentos de Dados em Local de Acidentes de Trânsito.
 
O curso, promovido pelo Instituto de Criminalística do Maranhão (ICRIM), ocorreu no período de 29 de setembro a 6 na Academia Integrada de Segurança Pública (AISP). Os alunos tiveram uma carga horária de 40 horas. O objetivo é a qualificação dos profissionais de segurança pública no auxílio de colhimento de dados de acidentes de trânsito de caráter leve. 
 
A ação, com duas turmas compostas por 98 alunos, é resultado de parceria da Polícia Civil com as Instituições da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte(SMTT), Guarda Municipal de São José de Ribamar e a Polícia Militar do Maranhão. Na ocasião, foram ministradas aulas de preservação de local de com foco em conservação e valorização da prova, documentos cópia, identificação veicular, ética e relações interpessoais.
 
Na oportunidade, foi discorrido também pelos nove professores, o tema referente à natureza do acidente de trânsito abordando aspectos físicos de vias e a coleta de dados em locais de acidente.
 
O subdelegado geral da Polícia Civil, Augusto Barros Neto, que representou a delegada Geral da Polícia Civil, Maria Cristina Resende, destacou a importância da integração das forças policiais visando oferecer uma melhor prestação serviço para a comunidade. 
 
“A formatura de hoje é fruto de um trabalho de união de esforços das  equipes, onde este  curso que foi ofertado para os nossos agentes de segurança, além da qualificação para os beneficiados, proporcionará o melhor resultado no atendimento  para a sociedade”.
 
Para a entrega dos certificados, foram escolhidos três representantes de cada instituição. Receberam os diplomas pelas mãos do subdelegado geral da Polícia Civil, Augusto Barros Neto; o 1º sargento da Polícia Militar, Elias Campos Reis; o diretor do Icrim, Carlos Henrique Roxo, fez a entrega para o Alessandro Marcos Costa Coelho, Guarda Municipal de São José de Ribamar e para o Agente de Trânsito de São Luís, Fábio dos Santos Silva.
 
O diretor do Instituto de Criminalística do Maranhão, Carlos Henrique Roxo; enfatizou que a importância das parcerias firmadas entre a SSP com as Secretarias Municipais de São José de Ribamar e de São José de Ribamar e a Polícia Militar. 
 
“A entrega desses certificados, além de maior qualificação e uma exigência das forças policiais, é também um respaldo que esses agentes adquirem, onde hoje, os 98 formandos terão notoriedade. Eles irão desenvolver um trabalho de grande relevância para população”, enfatizou Roxo.
 
Para o Agente de Trânsito e formando, Fábio dos Santos Silva, foi de relevante importância essa qualificação oferecida pela junção das forças de segurança, destacando como uma contribuição adicional para o conhecimento de todos. 
 
“Agora com este curso que nos foi oferecido, podemos auxiliar nos trabalhos junto com Icrim no quesito no colhimento envio de dados de acidentes de menor potencial de gravidade sem a necessidade dos peritos virem ao local. A sociedade maranhense terá um melhor atendimento”, disse.
 
Além do subdelegado Geral de Polícia Civil, Augusto Barros Neto, e do Instituto de Criminalística, Carlos Henrique Roxo, fizeram a composição da mesa de honra; o secretário Adjunto da SMTT, Israel Petrus; representando o comandante Geral da Polícia Militar, Zazoni Porto; o diretor de ensino da PM, coronel Gonçalo Alves de Sousa, o comandante da Companhia de Policiamento Rodoviário Independente (CPRV Ind); major Augusto Magalhães, Superintendente de Polícia Técnico-Científico, Cássio Marques Freitas, e o representante da Secretaria de Trânsito e Defesa Social de São José de Ribamar, Marcelo Henrique Lima. 


Fonte/Ascom/SSP-MA
Coordenação/Josilma Bogéa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.