quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Servidoras do Judiciário recebem orientação sobre o câncer de mama




Servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participaram, nesta quinta-feira (30), no auditório do órgão, de palestra sobre prevenção do câncer de mama. O evento, organizado pela Divisão Médica, integra a campanha Outubro Rosa – de estímulo à prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Ministrada pela ginecologista Irani Alves, do Departamento da Mulher da Secretaria de Saúde do Estado, a destacou a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento, dos grupos e fatores de risco e de cuidados básicos com a saúde.
“Se o câncer de mama for diagnosticado e devidamente tratado, há 90% de chances de cura. Por esse motivo, a prevenção - por meio de autoexame, mamografia e consultas de rotina ao ginecologista - é fundamental”, pontuou a médica.  Irani Alves também orientou as mulheres, acima de 36 anos, a consultarem regularmente o médico e realizarem a mamografia periodicamente.
A vice-presidente do TJMA, desembargadora Anildes Chaves, participou do evento e ressaltou que o Judiciário também se preocupa com a saúde de seus servidores. “Aderimos à campanha Outubro Rosa numa tentativa de conscientizar as servidoras e a população acerca desta doença que acomete cada vez mais mulheres e preocupa entidades de todo o mundo. A equipe organizadora está de parabéns pela iniciativa”, enfatizou.

A ginecologista Irani Alves destacou a importância do diagnóstico precoce da doença (Foto Ribamar Pinheiro)

Apesar de não estar nessa faixa etária e nem pertencer aos grupos de risco, a servidora Sanae Yamada, da Divisão de Protocolo e Arquivo, afirma já ter feito a mamografia por orientação médica e que eventos voltados para a prevenção, no local de trabalho, são fundamentais para conscientizar os servidores.
“Cuidar da saúde é prioridade em minha vida. Por isso, vou ao médico regularmente e faço exames de rotina, inclusive o autoexame e até a mamografia. O evento serviu para nos conscientizar acerca da importância da prevenção do câncer de mama e, também, para nos integrar”, disse.
No final da programação, houve sorteio de brindes, dicas e sessões de maquiagem e degustação de café e cappuccino.
A chefe da Divisão Médica, Keila Ligia de Melo, destacou que a divisão possui uma série de ações voltadas para a promoção da saúde, qualidade de vida e do bem-estar de magistrados e servidores, como a realização de campanhas de vacinação e controle da hipertensão.
A próxima campanha a ser desenvolvida é a do Novembro Azul, com foco no público masculino para prevenção do câncer de próstata.
DADOS– O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.
De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados para o Brasil, neste ano, 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres; e para o Maranhão, 570 novos casos da doença, sendo 250 na capital.
Alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama são bem conhecidos, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação ionizante e alta densidade do tecido mamário.

Amanda Campos
Assessoria de Comunicação do TJMA
3198.4370

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.