quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Residentes de condomínio são detidos em Paço do Lumiar por furto de energia


1438439895-513464587

Uma equipe da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), conduziu na manhã desta quarta-feira(24),15 pessoas suspeitas de praticarem o  crime de furto de energia. O grupo reside em um condomínio na área do Paço do Lumiar. Os suspeitos estavam usando a prática conhecida como “Gato”, com o objetivo de desviar o consumo de energia e obterem valores mais baixos na conta de luz.
Delegado Thiago Bardal/Superintendente da SEIC
superintendente da Seic, Thiago Bardal repassou que os investigadores receberam uma denúncia da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e, ao averiguarem, confirmaram o furto de energia no condomínio Limeiras, localizado no Bairro do Maiobão. O superintendente ressaltou, ainda, que as 15 pessoas foram conduzidas em uma van para a Seic, para serem ouvidas pelo delegado responsável pelo inquérito e responderão por furto de energia.
O delegado Robert Amorim, que integra o Departamento de Defesa dos Serviços de Delegados (DDSD) e participou da operação iniciada por volta das 6 horas da manhã, informou que após as investigações foi constatada a prática criminosa. E adiantou que das 15 pessoas ouvidas, 13 foram autuadas em flagrante delito por furto qualificado, crime este referente ao parágrafo §3º do artigo 155 do Código Penal.
Crimes contra a economia popular
As irregularidades foram constatadas por peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) em diversas instalações do condomínio. O delegado salientou que “A prática criminosa decorre de intromissão no sistema, causando precariedade nos serviços de energia elétrica, prejudicando a comunidade, resultando em sobrecarga de energia e provocando transtornos e prejuízos aos demais clientes. A ação criminosa interfere também na arrecadação de impostos pelo Estado” informou.
A autoridade finalizou dizendo que as investigações continuarão no sentido de identificar se há ainda outros envolvidos na prática desse crime que é afiançável, mas não impede o andamento do inquérito, pois os suspeitos responderão pelo crime em liberdade. Caso os suspeitos não paguem a fiança estabelecida serão encaminhados ao Centro de Triagem em Pedrinhas.


Nomes dos acusados autuados em flagrante
Aldemar Raimundo Fonseca Ribeiro, ALan Fábio Gomes de Castro Azeredo, Marco Aurélio Moraes Pereira, Taylson Luís Neves da Silva, Antônio César Lima Júnior, Emerson Canuto Duarte, Deyson de Melo Lopes, Luís Felipe Silva Ribeiro, José de Ribamar Pinheiro Barros, Leonardo Reis Sousa, Myanna Kelly Penha Pinheiro e Saumarchara Araújo da Costa.


MATERIAL APREENDIDO




 Mauro Wagner/ASCOM SSP
Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.