segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

"Projeto Travessia" representa avanço na garantia de direitos a pessoas com deficiência


Transporte dos cadeirantes será realizado em veículos, do tipo van, adaptados e climatizados. Foto: Divulgação
Transporte dos cadeirantes será realizado em veículos, do tipo van, adaptados e climatizados.
Facilidade de acesso, cidadania e, principalmente, dignidade. Essa é a proposta do ‘Projeto Travessia’ que será lançado na quinta-feira (18) pelo Governo do Estado para atender a necessidade de ir e vir de pessoas com deficiência. Desde o início da gestão, o governador Flávio Dino tem editado medidas para atender toda a sociedade, tendo como mote a inclusão social.
O ‘Projeto Travessia’ possibilitará a pessoas com deficiência ter transporte na porta de casa para deslocamento em casos de saúde, educação, trabalho e até lazer. “O projeto é de fundamental importância, uma vez que vai auxiliar as pessoas com deficiência a acessar serviços básicos de rotina, além de entretenimento”, explica o assessor técnico da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), Rafael Santos Ribeiro.
O projeto tem capacidade para atender, por mês, até mil cadeirantes da Região Metropolitana de São Luís, com atendimento diário das 8h às 20h, inclusive em feriados. O programa será apresentado nesta quinta-feira, em solenidade no Palácio Henrique de La Roque. Para participara do ‘Projeto Travessia’, os interessados deverão realizar um cadastro na sede da MOB, no Calhau (atrás do Shopping do Automóvel), ou em pontos itinerantes de atendimento que serão disponibilizados em dias específicos.
O transporte dos cadeirantes será realizado em veículos do tipo van, devidamente adaptados e climatizados com espaço para até seis pessoas por viagem – entre usuários e seus acompanhantes – além de lugar para bagagens. O agendamento deve ser feito com até 48 horas de antecedência, por meio da Central Disque-Travessia, cujo número será disponibilizado na próxima semana. O veículo irá buscar o usuário onde estiver e o roteiro será de acordo com a demanda, para melhor aproveitamento de tempo.
O programa foi bastante elogiado pelo público alvo e é fruto de debates entre o Governo e representantes do segmento. “Vai nos auxiliar muito. A mobilidade urbana ainda é uma questão com muitas lacunas. Essa ação é um bom passo para a igualdade de direitos e condições que tanto reclamamos”, afirma a auxiliar administrativa Maria de Lurdes Lacerda, 34 anos.
Transporte dos cadeirantes será realizado em veículos, do tipo van, adaptados e climatizados. Foto: Divulgação

De acordo com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEPD), Dylson Bessa, houve uma abertura para o diálogo na gestão Flávio Dino, o que antes não era possível. “O programa foi apresentado a nós e pudemos colaborar na elaboração”, ressalta.
Ele também destaca a importância do serviço para casos de mais graves de restrição de mobilidade. “Esperamos que o serviço atenda às pessoas com deficiências mais severas, como tetraplégicos e quem possui paralisia cerebral, por exemplo. Estes têm maiores 

dificuldades para uso do ônibus”, observa.
Como resultado do diálogo estabelecido atualmente, o Conselho já teve demandas atendidas, a exemplo da criação da Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência, integrando a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Além disso, a cada três meses, representantes do Estado e do Conselho debatem questões importantes para acessibilidade. No Maranhão, segundo o CEPD, existem aproximadamente 1,6 milhão de pessoas com algum tipo de deficiência.
COMO PARTICIPAR DO TRAVESSIA
A pessoa interessada em participar do ‘Projeto Travessia’ pode se inscrever na sede do MOB, na Avenida dos Holandeses, nº 36, bairro Calhau (atrás do Shopping do Automóvel), das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Deve ser preenchida a Ficha de Avaliação Médica que consta no site www.mob.ma.gov.br, e entregue na sede da MOB ou em um dos pontos itinerantes de atendimento. O interessado deve apresentar ainda cópia da identidade, do CPF e comprovante de residência.
CADASTRO
DATALOCAL
22 de fevereiro a 4 de marçoCentro São José Operário, na Cidade Operária.
7 a 18 de marçoCentro Especializado em Reabilitação, no Olho d’ Água.
21 de março a 1º de abrilCEPD, no Edifício Clodomir Millet, no Calhau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.