segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Livrai-nos da resignação


Resultado de imagem para fotos de flavio dino

Um dos maiores líderes da atualidade, o papa Francisco recentemente fez brilhante homilia. Em uma missa no México, questionou os presentes “qual é a tentação que nos pode vir” quando convivemos com a violência, a corrupção e o desprezo pela dignidade da pessoa? “Acho que a poderemos resumir numa só palavra: resignação”, respondeu. Como sempre, as palavras do Papa Francisco me fazem refletir e me motivam. São nessas idéias que me inspiro para seguir na luta diária por melhoria da qualidade de vida para milhões de maranhenses, buscando construir uma realidade diferente que supere as dificuldades a que muitos de nossos concidadãos foram condenados pelo descaso.
Enche-me de alegria, portanto, quando posso anunciar, como na semana que passou, um programa especial voltado às pessoas com deficiência. Esse público é parte significativa de nossa sociedade, que na maioria das vezes é relegada ao segundo plano.
O programa Travessia está oferecendo serviço de transporte em veículos do tipo van, adaptados e climatizados, com espaço para até seis pessoas por viagem – entre usuários e seus acompanhantes – além de lugar para bagagens. Serão 1 mil viagens por mês ofertadas aos usuários que se cadastrarem na MOB (Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana). O agendamento deve ser realizado 48 horas antes por telefone e as viagens serão realizadas das 8h às 20h, inclusive em feriados.
O Travessia é inovador em relação a programas similares encontrados em outras cidades. É gratuito e, além do transporte para tratamento de saúde, será ofertado também para deslocamentos ao local de trabalho, ensino ou para lazer. Isso porque nenhum cidadão pode ser considerado em seus direitos apenas parcialmente. Todos têm direito à saúde, mas também à educação, ao trabalho e experiências culturais.
Construído em diálogo com entidades do setor, o Travessia é um caminho que começamos a trilhar, mas já traz em si a essência do que queremos oferecer em breve a outras regiões do Maranhão: facilidade de acesso, cidadania e, principalmente, dignidade. E insere-se em um quadro de ações visando garantir o pleno direito de ir e vir de milhões de maranhenses.
É nesse contexto, da Mobilidade como um direito, que criamos o Mais Asfalto, que este ano terá investimentos de R$ 169 milhões nas ruas em cidades de todas as regiões. Em 2015, já foram realizadas obras em 107 municípios do estado. Mais especificamente na capital de todos os maranhenses, o Governo do Estado vem atuando em parceria com a Prefeitura na implantação do programa Inter Bairros, que está em fase final em 7 áreas da Ilha. Anuncio para breve o início de intervenção na área da Forquilha, com melhorias significativas para a mobilidade dos moradores de Paço do Lumiar e Ribamar. Na conexão entre cidades, estamos atuando na reforma de rodovias estaduais, as MA, em todas regiões de nosso Maranhão. Além da reforma das existentes, planejamos a construção de novas estradas, que vão interligar todo o estado, com obras em andamento.
Essas medidas visam garantir o tráfego com segurança de milhões de maranhenses que necessitam deslocar-se ao trabalho ou a municípios vizinhos. Para seguir nessa batalha diária em torno da melhoria de vida de todos os maranhenses, repito as palavras do Papa: “Pai Nosso, não nos deixeis cair na tentação da resignação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.