terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Profissionais do Hospital Presidente Vargas participam de Curso de Capacitação em Segurança do Paciente



Em conformidade com o Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), iniciou nesta segunda-feira (15), no Hospital Presidente Vargas, o ‘Curso de Capacitação Profissional em Segurança do Paciente’ para implantação dos sete protocolos que servem de referência em qualidade na assistência prestada aos pacientes nas instituições de saúde.

A implantação, que será feita em módulos, abordará dois temas iniciais: ‘Identificação correta do paciente’ e ‘Melhoria na comunicação entre os profissionais de saúde’. Cerca de 108 profissionais participarão da capacitação disponibilizada tanto para os profissionais da área da saúde, quanto para os de setores administrativos, que será realizada três vezes por semana, com carga horária de 120 horas e conclusão prevista para o dia 16 de maio.

“O curso nesse primeiro momento, serve para evitar as falhas na identificação do paciente e na comunicação entre os profissionais, pois quando isso acontece o maior prejudicado é o paciente. O NSP é um núcleo de vigilância e notificação. Ainda não identificamos esses prejuízos dentro do Hospital Presidente Vargas, por isso, esse trabalho de capacitação é para prevenir e preparar ainda mais a equipe, para cada um continuar desempenhando suas funções com segurança”, explica a enfermeira e coordenadora do NSP do Hospital Presidente Vargas, Antonia Chaib.

A técnica de enfermagem, Keila Oliveira, atua na área há 25 anos e afirma que não perde a chance de aprimorar os conhecimentos. “A área da saúde está em constante mudança. Por isso, eu não abro mão de participar das educações continuadas. No caso da segurança do paciente é ainda mais importante, pois teremos capacidade de atendê-los ainda melhor”, justifica a técnica.

A oportunidade também foi aproveitada pela recepcionista do laboratório, Graça Soares. “Estou iniciando agora minha experiência em hospital. Então, será proveitoso aprender como lidar com os pacientes que chegam ao hospital, muitas vezes, em situações difíceis. Acho importante a iniciativa e considero que será um ganho para todos”, completa.

Dentre alguns temas abordados nos módulos do curso, estão: ‘Identificação do paciente durante o processo de internação hospitalar’, ‘Erros e danos causados aos pacientes por falha na identificação’, ‘Segurança na identificação de pacientes fragilizados x protocolo’, ‘Administração segura de terapias nutricionais enterais e orais relacionadas à identificação do paciente’, ‘Processo de comunicação no ambiente hospitalar’, ‘Erros de comunicação e seus impactos’, ‘Comunicação e Continuidade do Tratamento: Na Comunicação em equipe e na Comunicação com a Família’, dentre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.