quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Governo firma parceria para levar ações do projeto Exposegma com foco na juventude para o Coroadinho


Exposegma (1)

O Governo do Estado desenvolve ações voltadas para a prevenção da violência e atenção às demais vulnerabilidades juvenis no Maranhão. Seguindo esse objetivo, a secretária de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira, reuniu-se com o coordenador do projeto Exposegma (Exposição sobre segurança do Maranhão), Manoel Neto, para iniciar o planejamento da realização de uma edição da atividade na região do Coroadinho, em São Luís.
A iniciativa integra as ações do governo Flávio Dino, voltadas para o público jovem, com foco na defesa e promoção da vida, compondo o Programa de Prevenção Letal contra Adolescentes e Jovens da Região Metropolitana, desenvolvido pela Seejuv.
O projeto Exposegma, que é realizado há mais de 10 anos pelo Instituto Avanttt Internacional em parcerias com órgãos públicos e privados, tem como objetivo principal, agir preventivamente contra o aumento das violações de direitos e violências, além de aproximar os órgãos de segurança e seus agentes das comunidades, facilitando, assim, o acesso aos mecanismos de direitos.
A atividade foi iniciada em 2003, sendo realizada em praças públicas e, a partir de 2010 ampliou sua dimensão, ocorrendo em escolas e comunidades de maneira itinerante, com palestras educativas, oficinas e atividades culturais e esportivas, além da exposição de trabalhos e serviços realizados pelo sistema de segurança e órgãos afins. O Exposegma conta com a parceria com igrejas católicas e evangélicas, conselhos e demais órgãos comunitários, as polícias Militar, Civil e Federal, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, secretarias estaduais e municipais da Segurança Pública, Saúde, Cultura, Turismo, além de profissionais como psicólogos, pedagogos, juízes, entre outros.
Tatiana Pereira destacou a importância da atividade, principalmente, pela sua aplicação dentro do ambiente escolar, oportunizando a jovens, adolescentes, comunidade escolar e as famílias dos estudantes, uma integração para o conhecimento e partilha de ideias no intuito da redução das vulnerabilidades juvenis.
“É importante ressaltar o caráter educativo do projeto Exposegma para a juventude, uma vez que ele consegue envolver o ambiente escolar, que é o foco principal da atividade, aproximando os agentes principais na missão de diminuir as vulnerabilidades, que é a família, a escola, agentes de segurança pública e os próprios jovens”, comenta.
O coordenador do projeto, Manoel Neto, ressaltou a importância da parceria firmada com a Seejuv para dar maior foco das ações do Exposegma para o público jovem.
“Queremos externar nossa alegria dessa parceria com a secretaria de Juventude para levar a Exposegma para a região do Coroadinho. Nosso objetivo é somar com a comunidade, de forma particular tendo os jovens como principal público alvo das ações dessa edição”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.